Postado por Jefferson Carvalho em 26/mar/2026 -
A Águas de Ariquemes informa que, realiza nesta quinta-feira (26), uma manutenção emergencial em uma tubulação de grande porte, na Avenida Capitão Silvio, devido a um rompimento de rede, ocasionado por terceiros.
A previsão é que o serviço seja concluído em até 6 horas. O fornecimento será restabelecido gradativamente após a conclusão do serviço. Durante a manutenção, poderá ocorrer instabilidade no abastecimento nos setores 2, 4, 6 e 8, e no Bairro Apoio Social.
Pedimos a colaboração de todos para que façam uso consciente da água tratada durante esse período, a fim de minimizar os impactos.
A Águas de Ariquemes disponibiliza um caminhão-pipa, que está à disposição através dos canais de atendimento disponíveis 24h: 0800 690 0100, via WhatsApp e ligações.
Postado por Jefferson Carvalho em 23/mar/2026 -
Com o objetivo de fortalecer a conscientização ambiental e garantir a eficiência dos serviços de saneamento, a Águas de Ariquemes participou, neste domingo (22), de um encontro técnico e educativo voltado aos moradores do bairro Jardim Zona Sul. O evento focou no uso correto da rede coletora de esgoto e nos benefícios que a conexão adequada traz para a saúde pública e a preservação do meio ambiente.
Durante a ação, equipes de responsabilidade social e controle e qualidade e o setor comercial dialogaram diretamente com a comunidade, esclarecendo dúvidas sobre a separação entre as redes de esgoto e de águas da chuva. Um dos pontos centrais da discussão foi o impacto negativo do descarte irregular de resíduos sólidos e óleo de cozinha, que são as principais causas de obstruções e extravasamentos nas vias públicas.
“Nosso objetivo é ser um parceiro do morador. A rede de esgoto é um sistema vivo e precisa do cuidado de todos para funcionar bem. Quando a população entende o que pode e o que não pode ser descartado, evitamos transtornos como retornos de esgoto para residência e o extravasamento em ruas e avenidas”, destacou Tânia Olinda da equipe de responsabilidade social.
A iniciativa faz parte do cronograma de visitas e reuniões comunitárias que a Águas de Ariquemes mantém em toda a cidade, reforçando o compromisso com a qualidade de vida da população rondoniense.
Para Rosenildes França de Oliveira Zamban, que é coordenadora do Fórum do Sistema Único de Assistência Social, a parceria é efetiva e fortalece o dialogo.
“Com essa parceria, nós fortalecemos a base. Conscientizar a população, saber o que pode e o que não pode descartar na rede de esgoto, é fortalecer o diálogo e estamos aqui para ajudar a fortalecer esse trabalho junto com a Águas de Ariquemes”, afirmou Rosenildes.
Postado por Jefferson Carvalho em 23/mar/2026 -
Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o bairro Apoio Social foi palco de uma mobilização intensiva para a recuperação ambiental de um dos seus principais recursos hídricos. Unindo esforços um mutirão de limpeza no Igarapé Gaúcho transformou a celebração em trabalho prático, retirando do leito e das margens objetos que ameaçam a biodiversidade e a saúde pública.
A ação contou com a participação do programa de voluntariado da Águas de Ariquemes e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jamari, Bombeiros Civis e o Lions Club.
“Temos acesso à água tratada, rede de esgoto avançando, mas precisamos zelar no cuidado aos recursos hídricos. Durante as atividades aqui tiramos vários volumes de resíduos desde coisas pequenas, como tampas de garrafa, a objetos como geladeiras e ventiladores. Nós conversarmos com os moradores do entorno para levar essa educação ambiental que é fundamental para conscientizar e preservar a natureza”, afirmou Tânia Olinda, analista de responsabilidade social da Águas de Ariquemes.
As imagens da coleta impressionaram os voluntários. Em apenas duas horas, foram retirados itens como roupas, restos de eletrodomésticos e grande volume de lixo doméstico reciclável.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Vilmar Ferreira, destacou que, embora a Sema realize esses mutirões de forma recorrente, a solução definitiva depende da mudança de comportamento dos cidadãos. Segundo ele, a ação visa mitigar o impacto, mas o foco deve ser a eliminação do descarte irregular.
“É muito triste a gente ter que fazer uma operação dessa e mais triste ainda a gente ter que refazer uma operação dessa, ano após ano. Então a mensagem que fica para a comunidade do entorno a esse igarapé que é importante que tenhamos consciência para cuidar da água que é tão importante e abundante na nossa região”, enfatizou Vilmar.
Além da limpeza, o mutirão contou com uma frente educativa. Voluntários da Águas de Ariquemes percorreram as residências vizinhas ao igarapé distribuindo panfletos informativos. O objetivo foi dialogar com os moradores sobre a relação direta entre o descarte correto de resíduos e a saúde da própria comunidade, prevenindo doenças e a degradação do ecossistema local.
A vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jamari, que participou da ação educativa, destacou a importância da conscientização.
“Nosso objetivo é mais que limpar e falar sobre o dia mundial da água, é levar a mensagem que temos uma grande estrutura, coleta seletiva, ecopontos para destinação correta do lixo. A gente quer levar isso, vamos colaborar, vamos juntos fazer diferente”, afirmou a engenheira ambiental e sanitarista Thalita Albuquerque.
Postado por Jefferson Carvalho em 22/mar/2026 -
Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água chama atenção para algo essencial, afinal ter água tratada em casa ainda não é realidade para todo mundo. E isso impacta diretamente a saúde, a rotina e a qualidade de vida de milhões de pessoas. No Brasil, embora o Marco Legal do Saneamento estipule a universalização até 2033, os dados mais recentes revelam que o país ainda caminha em ritmos desiguais para garantir esse direito básico.
De acordo com o Ranking do Saneamento 2026, elaborado pelo Instituto Trata Brasil, o cenário nacional apresenta contrastes severos, o déficit de acesso atinge cerca de 30 milhões de brasileiros ainda vivem sem acesso à água potável e aproximadamente 90 milhões não possuem coleta de esgoto.
A consequência disso aparece nos números, só em 2024, o país registrou mais de 336 mil internações por doenças causadas pela falta de saneamento, atingindo principalmente crianças e idosos.
Em Rondônia, a realidade também preocupa. Em Porto Velho, por exemplo, apenas 30% da população tem acesso à água tratada, de acordo com os dados do Trata Brasil.
Mas enquanto esse cenário ainda é desafio em muitos lugares, algumas cidades do interior seguem por um caminho diferente. Municípios como Ariquemes, Buritis, Pimenta Bueno e Rolim de Moura já contam com sistema de abastecimento universalizado, ou seja, a água tratada chega a toda a população da área urbana.
E isso muda vidas de verdade, como é o caso da dona Maria Andrade, moradora de Ariquemes. Antes, o acesso à água era difícil, principalmente por ela viver em uma região mais alta da cidade.
“Era muito difícil a água, não subia no morro”, lembra.
Maria mora no bairro Pedrinhas, uma região alta de Ariquemes, onde melhorias foram implementadas para garantir o acesso à água para população “a gente só tem que agradecer, essa água maravilhosa que está indo lá para casa”, enfatiza.
Em Jaru, a transformação também já é visível. Em cerca de dois anos, o abastecimento de água tratada já atende mais de 90% da população. Antes, o cenário era de rodízios e falta de água frequente. Agora, o sistema funciona com regularidade e monitoramento constante, trazendo mais segurança para o dia a dia das pessoas.
“O acesso à água não é apenas uma questão de infraestrutura, é uma questão de dignidade e justiça social. Sem saneamento, perpetuamos um ciclo que afeta o desenvolvimento econômico das cidades e isso impacta o país. Mudar realidades locais, além de ser parte do nosso trabalho, também ajuda a transformar não apenas o estado de Rondônia, mas o Brasil”, afirma Carolina Gregório, diretora-presidente do grupo Aegea em Rondônia.
Mesmo com avanços, os desafios ainda são grandes, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, que concentram 14 das 20 piores cidades do ranking nacional. Com o prazo da universalização cada vez mais próximo, a meta é clara: garantir água para 99% da população e coleta de esgoto para 90% até 2033. Em Rondônia, cinco municípios já estão cada vez mais próximos dessa realidade.
“A gestão eficiente e os investimentos contínuos que temos aplicado em Rondônia mostram que estamos no rumo certo, até 2033 as cidades onde operamos o sistema de saneamento irão alcançar o marco da universalização, isso representa mais saúde, mais economia para os municípios com atenção primária, além de um marco, esse é um legado que iremos deixar e que vai mudar o presente e o futuro”, finaliza Carolina Gregório.

Postado por Jefferson Carvalho em 22/mar/2026 -
Após o anúncio de uma nova etapa nas obras de esgotamento sanitário da Feira Municipal, a Águas de Ariquemes realizará uma reunião com os feirantes locais. O objetivo é detalhar o cronograma de execução e os benefícios diretos da eliminação das fossas sépticas no local.
O projeto, irá transformar a infraestrutura sanitária de um dos pontos mais tradicionais da cidade e foca na conexão da rede implantada no ano passado ao sistema central de tratamento. A principal novidade apresentada aos trabalhadores será o uso do Método Não Destrutivo (MND), uma tecnologia de ponta que permite a interligação da rede com intervenções mínimas no solo, preservando o fluxo de trânsito e as atividades comerciais. O equipamento tem um custo de mais de R$ 3 milhões de reais.
“Para os feirantes, a obra representa, acima de tudo, alívio financeiro. Atualmente, o sistema de fossas exige manutenções constantes e gera gastos elevados de limpeza”, explica Carolina Gregório diretora-presidente da Águas de Ariquemes.
A diretora-presidente reforçou que o uso do MND é um marco para a engenharia de Rondônia.
“Vamos evitar o impacto natural de uma obra de infraestrutura convencional. É o saneamento avançando com respeito à rotina do ariquemense”, pontuou.
A intervenção no local trará impactos diretos em diversas frentes, como na saúde pública reduzindo a proliferação de vetores e doenças relacionadas à falta de saneamento. Impactará também o comércio local com a valorização do espaço, tornando a feira mais atrativa para visitantes e turistas, além do meio ambiente com a destinação correta do esgoto gerado e tamponamento das fossas ali existentes, evitando a contaminação do solo no entorno da feira.
“Nosso foco é garantir um ambiente adequando para quem trabalha e frequenta o espaço, com a conexão definitiva, eliminamos focos de doenças e valorizamos a Feira Municipal para quem vende e para quem compra”, afirmou Adriano Correa Martins, coordenador de engenharia da Águas de Ariquemes.
O cuidado com os feirantes e com quem circula pela feira vai além da execução técnica da obra, ele é um dos pilares da responsabilidade social da empresa, compromisso que se reflete na escolha de tecnologias de baixo impacto, como o MND, que demonstra um olhar atento para os trabalhadores locais, garantindo o avanço do saneamento sem impactar o dia a dia da população, assegurando que a modernização traga dignidade, saúde e valorização para Ariquemes.
Postado por Jefferson Carvalho em 20/mar/2026 -
Um dos pontos mais tradicionais de Ariquemes, a Feira Municipal, está prestes a passar por uma transformação estrutural focada em saúde pública. Em reunião realizada nesta sexta-feira (20), representantes da Águas de Ariquemes, da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão (Sempog), da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) e da Agência Municipal de Regulação (AMR) definiram o cronograma e os detalhes técnicos para a conexão da rede de esgoto implantada ainda no ano passado no local.
Durante o encontro, a equipe técnica detalhou as intervenções que integrarão a nova rede ao sistema central de tratamento da cidade, eliminando o uso de fossas que, principalmente em períodos de chuva, costumam causar transtornos na região. Além dos ganhos sanitários, a ligação trará alívio financeiro para os feirantes, uma vez que o sistema atual exige manutenção constante e gera gastos elevados.
“No ano passado, realizamos a implantação da rede aqui na feira. Agora, vamos garantir um ambiente mais limpo tanto para os feirantes quanto para os milhares de consumidores que frequentam o espaço semanalmente, efetuando a conexão para que o sistema seja disponibilizado para uso”, explicou Adriano Correa Martins, coordenador de engenharia da Águas de Ariquemes.
A conexão utilizará tecnologia de ponta por meio do Método Não Destrutivo. Com esse sistema, a interligação será feita com um equipamento que realiza apenas um pequeno recorte no asfalto, mantendo o fluxo do trânsito e evitando impactos no dia a dia da comunidade.
A diretora-presidente da Águas de Ariquemes, Carolina Gregório, detalhou que o novo método reduzirá o impacto da obra com o uso de tecnologia inédita no estado.
“O uso do MND é um marco nas obras de engenharia de Rondônia, vamos evitar o impacto natural que toda obra de infraestrutura traz. Estamos sempre buscando as melhores maneiras de avançar com o saneamento e, com tecnologias como essa, ampliamos o acesso à rede com impacto reduzido na rotina do ariquemense”, afirmou Carolina.
A titular da Sempog destacou a parceria como forma de avançar com a rede de saneamento básico da cidade.
“É um trabalho em que a Águas de Ariquemes está avançando bastante. Ariquemes está se desenvolvendo e precisamos acompanhar esse ritmo com o saneamento. Trabalhamos juntos em todos os projetos, com reuniões de alinhamento, pois a prioridade é sempre a população e como podemos minimizar os impactos ao máximo”, explicou Elizete Gonçalves, secretária da Sempog.
A intervenção no local trará impactos diretos em diversas frentes, como na saúde pública reduzindo a proliferação de vetores e doenças relacionadas à falta de saneamento. Impactará também o comércio local com a valorização do espaço, tornando a feira mais atrativa para visitantes e turistas, além do meio ambiente com a destinação correta do esgoto gerado e tamponamento das fossas ali existentes, evitando a contaminação do solo no entorno da feira.
Postado por Jefferson Carvalho em 10/mar/2026 -
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Águas de Ariquemes promoveu, nesta segunda-feira (09), uma roda de conversa voltada às colaboradoras da empresa. O encontro, mediado pela jornalista Mikely Azevedo, reuniu mulheres de diferentes setores da empresa para um momento de diálogo, troca de experiências e reflexão sobre crescimento profissional e desenvolvimento pessoal.
Durante o evento, colaboradoras compartilharam suas trajetórias dentro do grupo, destacando histórias de mulheres que iniciaram suas carreiras na empresa há alguns anos e hoje ocupam cargos de liderança.
A iniciativa teve como objetivo inspirar e incentivar o desenvolvimento de cada uma dentro da organização.
Para a diretora-presidente da Águas de Ariquemes, Carolina Gregório, o encontro representa um importante momento de união, fortalecimento e sororidade entre as colaboradoras.
“Iniciei minha atuação no saneamento há 8 anos, quando entrei para o grupo na operação de Manaus, na área jurídica. Ao longo desse período fui galgando novas posições e, atualmente, estou como Presidente das operações de Rondônia, o que é desafiador e muito me orgulha, sobretudo por ser uma mulher em uma posição tão estratégica. Mas o importante aqui é, que independentemente do cargo ou região que esteja, o saneamento é apaixonante, pois ele transforma realidades.”, afirmou.
Para Renata, gerente operacional do grupo, ocupar um cargo de liderança é desafiador, mas também motivo de orgulho.
“Me sinto acolhida como mulher. Comecei muito jovem na empresa e tive a oportunidade de crescer junto com o grupo. Como todo cargo de gestão, existem desafios, mas me sinto respeitada atuando em um espaço que, muitas vezes, ainda é ocupado majoritariamente por homens. Minha mensagem para cada uma de vocês é que acreditem no seu potencial e nunca desistam do que sonham alcançar”, destacou durante a conversa com o grupo.
Além das falas de mulheres que hoje ocupam cargos de liderança, o encontro também abriu espaço para outras colaboradoras compartilharem suas experiências. Beatriz Coroa, é do estado do Amapá, iniciou sua trajetória no grupo como trainee em Rondônia e contou que encontrou na empresa a oportunidade de contribuir com um trabalho de impacto social.
“O que mais me motivou a entrar no grupo foi a vontade de fazer um trabalho relevante, que realmente tenha impacto positivo na vida das pessoas, principalmente porque de onde eu venho o saneamento básico ainda é uma realidade muito distante. Por meio do meu trabalho, pude perceber o quanto o saneamento faz diferença no cotidiano das pessoas”, enfatizou.
O trainee é um profissional que participa de um programa estruturado de desenvolvimento acelerado. O foco é formar talentos estratégicos para cargos de liderança.
O encontro reforçou o compromisso da Águas de Ariquemes com a valorização, inclusão e o desenvolvimento de suas colaboradoras, promovendo um ambiente de troca de experiências, fortalecimento profissional e incentivo ao crescimento dentro da empresa.
Postado por Jefferson Carvalho em 10/mar/2026 -
Com o objetivo de facilitar o acesso a serviços essenciais, a Águas de Ariquemes participou, neste domingo (08), de uma ação itinerante de cidadania no município. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), aconteceu na praça do Setor 10 e reuniu moradores da região para um dia de atendimentos gratuitos.
Durante a atividade, a população pôde realizar o cadastro na Tarifa Social, renegociar débitos, esclarecer dúvidas e solicitar adesão à rede de água tratada. Para Vanessa Martins, moradora da região, a iniciativa foi fundamental para quem tem a rotina corrida.
“Achei essa ação excelente porque facilitou muito o acesso. Para quem trabalha e não tem tempo de resolver essas pendências durante a semana, como eu, foi uma ótima oportunidade. Aproveitei para tirar dúvidas e negociar meus débitos”, destacou.
Além da concessionária, os moradores tiveram acesso a vacinação, testes rápidos de saúde e limpeza de pele, além de atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento também ofereceu momentos de lazer para as famílias, com brinquedos e distribuição de lanches para as crianças.
A iniciativa reforça o pilar de responsabilidade social da empresa. A diretora-presidente, Carolina Gregório, ressaltou a importância do olhar feminino no setor.
“Essa ação aproxima a empresa da comunidade e, especialmente neste caso e neste dia de celebração, reconhece o papel das mulheres no saneamento. Onde há saneamento, com certeza há o trabalho árduo de muitas mulheres que ajudam a levar dignidade e qualidade de vida para milhares de famílias”, declarou.
Postado por Jefferson Carvalho em 06/mar/2026 -
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Águas de Ariquemes participa, no próximo domingo (08), de uma edição especial do Semdes Cidadã. A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), levará para população uma edição comemorativa do evento. A ação acontece a partir das 14h, na Praça do Setor 10.
O evento tem como objetivo principal oferecer um dia de acolhimento, acesso à cidadania e integração para a comunidade, unindo serviços públicos essenciais a atividades de lazer e celebração voltadas especialmente para o público feminino e suas famílias.
Durante o evento, equipes da Águas de Ariquemes levarão serviços como cadastro na Tarifa Social, que oferece desconto para famílias de baixa renda. Os moradores do Setor 10 e região também poderão negociar débitos, solicitar novas ligações de água e tirar dúvidas sobre os serviços.
“Nossa meta é celebrar o 8 de março indo além da homenagem, entregando serviços reais que impactam a vida de mulheres e de suas famílias. É um esforço conjunto entre a prefeitura de Ariquemes e parceiros, como nós da Águas de Ariquemes, para fortalecer a cidadania em nossa cidade”, destaca Carolina Gregório, diretora-presidente da Águas de Ariquemes.
A estrutura montada na Praça do Setor 10 contará ainda com uma força-tarefa de atendimento. Entre os serviços estão:
De acordo com a programação da prefeitura, além dos atendimentos, a tarde será marcada por uma programação cultural e de entretenimento, incluindo shows ao vivo, gincanas para as mulheres, além de recreação infantil com brinquedos e pintura facial. Para oferecer conforto aos participantes, haverá distribuição gratuita de lanches, incluindo pipoca, algodão doce, picolés, refrigerante e cachorro-quente.
Postado por Jefferson Carvalho em 04/mar/2026 -
Começa nesta quarta-feira (04), em Ariquemes, a primeira edição do Cozinha de Talentos, projeto de formação gastronômica que chega a Rondônia oferecendo qualificação profissional gratuita para jovens e adultos a partir de 16 anos.
Com duas turmas, de 25 alunos cada, o curso abre suas portas em uma cozinha profissional especialmente montada para receber os participantes. Ao todo serão 196 horas de formação, materiais didáticos gratuitos e aulas práticas focadas no uso de ingredientes regionais, no mercado de trabalho e na geração de renda por meio da gastronomia.
“Estamos iniciando este ciclo com uma estrutura preparada para formar profissionais prontos para atuar. A proposta é unir técnica, cultura local e oportunidade real de trabalho”, destaca Thiago Catelani, coordenador de produção do projeto.
A iniciativa marca a chegada do Cozinha de Talentos a Rondônia após oito anos de sucesso em diversas cidades do país. Na última edição, realizada em Sorriso (MT), o projeto formou 100 alunos e impulsionou a criação de novos negócios no setor alimentício.
Para Carolina Gregório, diretora-presidente da Águas de Ariquemes, o início das aulas reforça o compromisso social da concessionária.
“Investir em capacitação é investir no futuro da nossa cidade. Queremos transformar talento em renda e fortalecer nossa economia valorizando a cultura gastronômica local. O trabalho da Águas de Ariquemes é esse, levar a infraestrutura de saneamento, mas gerar impacto real na vida das pessoas ajudando as comunidades onde atuamos a se desenvolverem e fazer a economia girar”.
O projeto é realizado pelo ISPAC – Instituto São Paulo de Arte e Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Ariquemes, conta com o patrocínio da Águas de Ariquemes e apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura.