Na Rede Amazônica, movimento ‘Saneamento Salva’ mostra como água e esgoto transformam a saúde e a economia

Postado por Jefferson Carvalho em 12/jun/2026 - Sem Comentários

Com o objetivo de ampliar o debate público e mobilizar a sociedade sobre a importância do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário, o movimento nacional Saneamento Salva passa a ser divulgado no estado.

Em entrevista ao Jornal de Rondônia 1ª edição, da Rede Amazônica, a iniciativa, liderada pelo Instituto Aegea — braço social do Grupo Aegea — foi apresentada ao público. A plataforma busca conscientizar a população e engajar instituições sobre como a infraestrutura básica é o principal remédio para prevenir doenças e transformar vidas.

A urgência do debate é respaldada por números desafiadores. De acordo com os dados que baseiam o movimento, a população da Região Norte é a que mais sofre com as lacunas estruturais: apenas 62,8% dos habitantes contam com água tratada, somente 16,6% possuem coleta de esgoto e apenas 22% do esgoto gerado recebe o tratamento adequado. O reflexo direto dessa realidade aparece nos hospitais. Em 2024, o Brasil registrou 344 mil internações por doenças de veiculação hídrica, sobrecarregando o Sistema Único de Saúde (SUS) com enfermidades que poderiam ser evitadas.

Para mudar esse cenário, o movimento apresenta a plataforma digital www.saneamentosalva.com.br. O site centraliza conteúdos educativos, dados detalhados e iniciativas práticas que servem como ferramentas de mobilização social. De acordo com estudos do Instituto Trata Brasil, a universalização do saneamento gera uma resposta rápida na saúde pública: a chegada do serviço é capaz de reduzir em até 69,1% a taxa de internações hospitalares após 36 meses da intervenção na rede.

O presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, destaca que o projeto quer expandir a consciência coletiva.

“O saneamento vai muito além das obras e da entrega de infraestrutura de engenharia. Ele significa a preservação de vidas, a melhoria do rendimento escolar das crianças, a valorização imobiliária e o desenvolvimento econômico das cidades. O ‘Saneamento Salva’ quer mostrar que cada cidadão e cada instituição têm um papel fundamental nessa evolução”, afirma.

Em Rondônia, a atuação das concessionárias da Aegea segue o propósito de ir além dos investimentos técnicos, promovendo ações de educação ambiental, responsabilidade social e saúde preventiva nas comunidades. No estado, o grupo atua em Ariquemes, Buritis, Jaru, Rolim de Moura e Pimenta Bueno, com objetivo de universalizar o saneamento básico até 2033, conforme o Marco Legal do Saneamento.

No 1º Congresso do Ministério Público de Rondônia, Instituto Aegea debate o impacto do saneamento na sustentabilidade e apresenta movimento ‘Saneamento Salva’

Postado por Jefferson Carvalho em 12/jun/2026 - Sem Comentários

A relação fundamental entre a preservação ambiental, a saúde pública e a atuação jurídica foram o tema central do painel “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, realizado no 1º Congresso Estadual do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em Porto Velho nesta quinta-feira (11). O evento, que reúne membros do sistema de justiça, especialistas e a sociedade civil, contou com a palestra de Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea — braço social do grupo Aegea, que atua para levar saneamento em municípios rondonienses como Ariquemes, Buritis, Jaru, Pimenta Bueno e Rolim de Moura.

Sob o tema “Cenário do Saneamento Básico no Brasil e suas Regiões – Desafios e Benefícios desta Infraestrutura”, a apresentação trouxe à tona os dados desafiadores da Região Norte, onde apenas 62,8% da população conta com água tratada e somente 16,6% possui coleta de esgoto. O Instituto apresentou o movimento nacional Saneamento Salva e sua plataforma digital (www.saneamentosalva.com.br), pensada como ferramenta de conscientização e mobilização social.

O debate destacou que a ausência de tratamento de esgoto gera um ciclo destrutivo: polui os mananciais e o solo da região amazônica ao mesmo tempo em que superlota os hospitais brasileiros com 344 mil internações por doenças de veiculação hídrica apenas no último ano. Por outro lado, estudos apresentados mostram que a expansão da infraestrutura reduz em até 69,1% as taxas de internação hospitalar em 36 meses, aliviando o Sistema Único de Saúde (SUS).

A mesa de discussões foi moderada pela Promotora de Justiça do MPRO, Naiara Ames de Castro Lazzari, evidenciando o papel do Ministério Público na fiscalização e na garantia do saneamento como um direito social indisponível.

“Trazer essa temática para o primeiro congresso estadual do Ministério Público do Estado de Rondônia já demonstra a importância e a relevância dessa temática e a importância de nos trazermos esse debate para a comunidade, para o Ministério Público e seus membros. O interesse do publico no tema também nos indica que é uma urgência, espero que a partir dessas reflexões e a partir dessas discussões nós possamos avançar e colocar Rondônia em outro cenário, muito mais promissor com relação ao saneamento”, declarou a promotora.

Para o presidente do Instituto Aegea, dialogar com os operadores do Direito é um passo essencial para acelerar a universalização dos serviços básicos na região.

“Trazer o movimento ‘Saneamento Salva’ para dentro do Congresso do Ministério Público fortalece a nossa missão de ir além da engenharia. O saneamento é a base para a dignidade humana e para a sustentabilidade. Quando o esgoto é tratado corretamente, nós levamos mais qualidade de vida, mais saúde e protegemos o meio ambiente. Essa é uma agenda que precisa do engajamento de todas as instituições jurídicas e sociais”, destacou Édison Carlos.

Durante o encontro Édison reforçou o compromisso de trabalhar em sinergia com o controle social e os órgãos de fiscalização, garantindo que o avanço da infraestrutura gere prosperidade compartilhada, preservação ambiental e mais qualidade de vida para a população do estado.

Águas de Ariquemes realiza ação de adesão à rede de água tratada no distrito de Bom Futuro

Postado por Jefferson Carvalho em 08/jun/2026 - Sem Comentários

A Águas de Ariquemes realizou uma ação porta a porta no distrito de Bom Futuro com foco em ampliar a adesão à rede de água tratada. A iniciativa busca garantir o acesso da população à água segura para consumo, promovendo mais saúde, qualidade de vida e bem-estar para os moradores da região.

A ação faz parte da campanha Trata Bem Ariquemes, um pacote robusto de investimentos voltado para melhorias na rede de abastecimento, melhorias operacionais e desenvolvimento de ações sociais e educativas, reforçando o compromisso da concessionária com a transformação social e o cuidado com a população.

De acordo com Carolina Gregório, diretora-presidente da Águas de Ariquemes, a iniciativa reforça o compromisso em levar mais dignidade e segurança hídrica para os moradores do distrito.

“Nosso objetivo é aproximar ainda mais os serviços da população e garantir que cada família tenha acesso à água tratada de qualidade. Sabemos o quanto isso impacta diretamente na saúde, na qualidade de vida e no desenvolvimento das comunidades. O Trata Bem Ariquemes representa justamente esse cuidado com as pessoas e o compromisso com a transformação social do município”, destacou.

Morador do distrito de Bom Futuro, o senhor Izaías Domingos, aproveitou a oportunidade para solicitar a ligação da água tratada em sua residência.

“Nós temos poço, mas aqui no distrito muitos poços são contaminados. Aproveitei a Águas de Ariquemes e pedi a ligação da água na minha casa. Faz muito tempo que compro água para beber, mas às vezes a gente acaba consumindo água do poço, e para quem tem criança isso preocupa bastante. Por isso é importante que todos liguem a água tratada que está passando em frente às casas. É muito bom ter água tratada em casa”, afirmou.

Quem também aderiu à rede foi o morador Lucas da Silva, que destacou a importância da ação para a comunidade.

“Estou muito feliz em ver a Águas de Ariquemes vindo até a casa dos moradores para oferecer água tratada. Tem muita gente que precisa dessa água. É muito importante esse trabalho de levar acesso à água tratada para a população”, destacou.

Além de orientar os moradores sobre os benefícios da água tratada, as equipes também realizaram atendimentos para atualização cadastral e esclarecimento de dúvidas sobre os serviços prestados.

Com iniciativas como essa, a Águas de Ariquemes segue fortalecendo o compromisso com a universalização do acesso à água tratada e com o desenvolvimento sustentável do município, levando mais dignidade, saúde e qualidade de vida para toda a população.

Semana do Meio Ambiente em Ariquemes é marcada por palestras nas escolas, trilha ecológica e limpeza de igarapé

Postado por Jefferson Carvalho em 04/jun/2026 - Sem Comentários

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, a Águas de Ariquemes participou de uma série de atividades voltadas à preservação ecológica e à educação ambiental na região. Com foco no engajamento da comunidade e na formação de jovens cidadãos, a programação contou com uma trilha ambiental, mutirão de limpeza em um igarapé local e o circuito de palestras do programa Saúde Nota 10.

Por meio do Saúde Nota 10, a concessionária levou conhecimento sobre a importância do saneamento básico, o ciclo da água, uso certo da rede de esgoto e o descarte correto de resíduos. As palestras foram didáticas e interativas, com o objetivo de transformar os estudantes em agentes multiplicadores de boas práticas ambientais em suas casas e bairros.

“A educação é a base para qualquer mudança real. Levar o Saúde Nota 10 para as escolas durante a Semana do Meio Ambiente reforça o nosso compromisso em ir além dos serviços de saneamento, construindo uma consciência ecológica viva nas próximas gerações”, destaca a diretora-presidente da Águas de Ariqueems, Carolina Gregório.

Além do aprendizado teórico, a programação desafiou os participantes a colocarem a mão na massa. Uma ação de limpeza foi realizada com alunos da Escola Estadual Prof. Carmem Ione de Araujo no Igarapé Traíra. O mutirão retirou resíduos descartados incorretamente nas margens e no leito da água, devolvendo vida ao ecossistema local e alertando a população sobre o impacto do lixo nos corpos hídricos que cortam a cidade.

A programação contou ainda com uma trilha ambiental, realizada para conectar os envolvidos diretamente com a fauna e a flora nativas da região, despertando o senso de pertencimento e a urgência na conservação ambiental.

“Mais de 200 pessoas participaram da trilha de percepção ambiental, trazer a consciencia ambiental de todos os trilheiros para ajudar a preservar nossa reserva, trabalho de edução de conscientização e divulgar o turismo também, é um ótimo local para população visitar”, afirma Glauco Kozerski da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O balanço das ações reforça o papel da Águas de Ariquemes não apenas como operadora de serviços de saneamento básico, mas como uma parceira estratégica no desenvolvimento sustentável do município. Ao unir educação nas escolas, vivência na natureza e despoluição de recursos hídricos, a Semana do Meio Ambiente consolida um legado de cuidado com a saúde pública e com o patrimônio natural de Rondônia.

Sobre a Águas de Ariquemes

A Águas de Ariquemes, uma empresa da Aegea Saneamento, é a concessionária responsável pelos serviços de tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário no município. Por meio de investimentos contínuos e programas socioambientais, a empresa busca garantir qualidade de vida, saúde e preservação ambiental para toda a população.

Águas de Ariquemes promove palestras por meio do programa Saúde Nota 10 na Semana do Meio Ambiente

Postado por Jefferson Carvalho em 02/jun/2026 - Sem Comentários

A Águas de Ariquemes realizou uma ação do programa Saúde Nota 10 na Escola Pedro Louback, em alusão à Semana do Meio Ambiente. A atividade envolveu alunos do 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental em um momento de aprendizado sobre o tratamento de água e esgoto, a preservação dos recursos naturais e a importância do saneamento básico para a saúde e a qualidade de vida da população.

Durante o encontro, os estudantes participaram de atividades educativas sobre saneamento e meio ambiente e puderam conhecer, de forma prática e interativa, a maquete da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), entendendo como funciona o processo de tratamento e a importância desse serviço para a preservação dos rios, igarapés e demais recursos hídricos.

A iniciativa buscou aproximar os alunos da realidade dos serviços de saneamento, mostrando como a coleta e o tratamento de esgoto contribuem diretamente para a proteção do meio ambiente, a redução da poluição e a promoção da saúde pública.

“Falar sobre saneamento e preservação ambiental com as crianças é investir no futuro. Elas serão as responsáveis pelas próximas gerações e têm um papel fundamental na construção de uma sociedade mais consciente. Como concessionária, temos o compromisso de ir além da prestação dos serviços de água e esgoto, contribuindo também para a educação ambiental e para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, destaca Tânia Olinda, analista de Responsabilidade Social da Águas de Ariquemes.

Por meio da maquete da ETE, os alunos puderam visualizar as etapas do tratamento de esgoto e compreender como esse processo evita a contaminação do meio ambiente e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. A atividade também reforçou a conscientização sobre a importância do saneamento para a construção de cidades mais sustentáveis.

O programa Saúde Nota 10 integra as ações socioambientais da Águas de Ariquemes e tem como objetivo levar informação e conhecimento para estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação ambiental.

Em parceria com Detran, Fórum de Segurança marca ações do Maio Amarelo nas unidades da Aegea em Rondônia

Postado por andreia.joao em 22/maio/2026 - Sem Comentários

Com foco na conscientização, prevenção de acidentes e fortalecimento da cultura de segurança entre os colaboradores, as unidades do grupo Aegea em Rondônia realizaram durante esta semana o Fórum de Segurança, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO). A ação integrou a programação do movimento Maio Amarelo e reuniu equipes das concessionárias de Ariquemes, Rolim de Moura, Buritis, Jaru e Pimenta Bueno.

A abertura aconteceu no espaço social da Águas de Ariquemes, com transmissão simultânea para as demais unidades da empresa no estado. A programação contou com treinamentos de segurança voltados às equipes operacionais e administrativas, além de palestra educativa ministrada pelo Detran-RO, abordando temas relacionados à prevenção, responsabilidade no trânsito e cuidado com a vida.

A iniciativa reforça o compromisso com a promoção de ambientes de trabalho cada vez mais seguros e com a conscientização contínua dos colaboradores sobre atitudes preventivas dentro e fora do ambiente corporativo.

Durante o encontro, os participantes acompanharam orientações práticas e reflexões sobre segurança operacional, comportamento seguro, direção defensiva e a importância da atenção no trânsito.

Para Gabriel Marcos, coordenador de EHS, o fórum representa um importante momento de conscientização e fortalecimento da cultura de segurança na empresa.

“O evento foi extremamente importante, principalmente por abordarmos a condução segura de veículos, algo que faz parte da rotina dos nossos colaboradores durante os deslocamentos das atividades da companhia. Também trouxemos a temática do Maio Amarelo, contando com a participação do Detran, que contribuiu com um debate muito relevante sobre conscientização e segurança no trânsito. Foi um momento de grande troca de conhecimento e aprendizado para todos”, destacou.

Colaborador da Águas de Rolim de Moura, Cleiton Honorato, destacou a relevância da iniciativa para o dia a dia das equipes.

“Eu achei um momento muito bom para nosso conhecimento e aprendizado e para retomar hábitos que a gente aprende na autoescola e replicar durante o trânsito todos os dias”, enfatizou.

Waldecir Sait, agente de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito, ressaltou a importância das parcerias entre instituições para ampliar o alcance das ações educativas do Maio Amarelo.

“A proposta do Maio Amarelo é justamente unir toda a força do poder público, sociedade civil, empresas, associações para que cada seguimento da sociedade possa contribuir com a redução de acidentes na nossa cidade, no Brasil e no mundo. Trouxemos o tema de forma mais educativa, buscando sensibilizar os colaboradores para que eles adotem um comportamento seguro no trânsito. Se cada cidadão fizer a sua parte, nós vamos conseguir alcançar o propósito que é diminuir o número de acidentes no trânsito”, afirmou.

Sobre a Aegea em Rondônia

Presente no estado desde 2015, a Aegea em Rondônia é protagonista na expansão do saneamento básico na região, operando por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Jaru, Águas de Pimenta Bueno e Águas de Rolim de Moura. Com foco nas metas do Marco Legal do Saneamento, a companhia une eficiência operacional via tecnologias de monitoramento inteligente e redução de perdas ao desenvolvimento socioambiental, através de programas como o Afluentes e Saúde Nota 10. Além de elevar os índices de saúde pública, sua atuação impulsiona a economia regional, viabilizando a modernização urbana e a valorização imobiliária nos municípios atendidos.

Águas de Ariquemes leva atendimento itinerante e orientações ao Distrito de Bom Futuro neste sábado, 25

Postado por Jefferson Carvalho em 24/abr/2026 - Sem Comentários

Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços e estreitar o relacionamento com os moradores das áreas mais distantes da sede municipal, a Águas de Ariquemes realiza, neste sábado (25), uma ação de atendimento itinerante no Distrito de Bom Futuro. A iniciativa faz parte do Trata Bem Ariquemes em parceria com o Saúde nos Bairros, projeto promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes (Semsau).

A equipe de atendimento e de responsabilidade social estarão disponíveis das 8h às 15h, na Unidade Básica de Saúde 24h Claúdio Antônio Ramos (UBS) do distrito. Durante o evento, os moradores poderão tratar de diversos assuntos relacionados ao abastecimento de água, esclarecer dúvidas sobre faturas, solicitar vistorias e novas ligações, além de receber orientações sobre a rede de distribuição de água tratada.

A presença da concessionária em ações integradas reforça o compromisso da empresa em levar cidadania para além da infraestrutura.

“Nossa prioridade é garantir que o cliente tenha suporte onde ele estiver. Estar presente em Bom Futuro, dentro de uma ação voltada à saúde, nos permite ouvir as demandas locais de forma direta e oferecer soluções rápidas”, destaca Alessandro Santo, supervisor de Responsabilidade Social da Águas de Ariquemes.

Além do atendimento, a ação busca conscientizar a comunidade sobre a importância do consumo consciente e o impacto da água tratada na prevenção de doenças, em sintonia com a ação da Semsau no distrito.

SERVIÇO

•⁠ ⁠Ação: Atendimento Itinerante Águas de Ariquemes (Projeto Saúde nos Bairros)
•⁠ ⁠Data: 25 de abril (sábado)
•⁠ ⁠Horário: Das 8h às 15h
•⁠ ⁠Local: UBS 24h Claúdio Antônio Ramos, no Distrito de Bom Futuro.

MANUTENÇÃO EMERGENCIAL – ÁGUAS DE ARIQUEMES

Postado por Jefferson Carvalho em 15/abr/2026 - Sem Comentários

A Águas de Ariquemes informa que, realiza nesta quarta-feira (15), uma manutenção emergencial em uma tubulação de grande porte, na Avenida Capitão Silvio, devido a um rompimento de rede, ocasionado por terceiros.

A previsão é que o serviço seja concluído em até 04 horas. O fornecimento será restabelecido gradativamente após a conclusão do serviço. Durante a manutenção, poderá ocorrer instabilidade no abastecimento nos Setores 01, 03, 12 e Área Especial 2.

Pedimos a colaboração de todos para que façam uso consciente da água tratada durante esse período, a fim de minimizar os impactos.

A Águas de Ariquemes disponibiliza um caminhão-pipa, que está à disposição através dos canais de atendimento disponíveis 24h: 0800 690 0100, via WhatsApp e ligações.

MANUTENÇÃO EMERGENCIAL – ÁGUAS DE ARIQUEMES

Postado por Jefferson Carvalho em 01/abr/2026 - Sem Comentários

A Águas de Ariquemes informa que, realiza nesta quarta-feira (1º), uma manutenção emergencial em uma tubulação de grande porte, na Avenida Capitão Silvio, devido a um rompimento de rede, ocasionado por terceiros.

A previsão é que o serviço seja concluído em até 5 horas. O fornecimento será restabelecido gradativamente após a conclusão do serviço. Durante a manutenção, poderá ocorrer instabilidade no abastecimento nos bairros Parque das Gemas, Jardim Feliz Cidade, Condomínio São Paulo, Jardim Bela Vista, 25 de Dezembro, São Luiz, Rota do Sol, Gerson Neco, Jardim Primavera, Nova União 1, Residencial Portal do Sol, setor Colonial, setor Coqueiral, setor Rio de Janeiro, setor 11 e setor Alvorada.

Pedimos a colaboração de todos para que façam uso consciente da água tratada durante esse período, a fim de minimizar os impactos.

A Águas de Ariquemes disponibiliza um caminhão-pipa, que está à disposição através dos canais de atendimento disponíveis 24h: 0800 690 0100, via WhatsApp e ligações.

MANUTENÇÃO EMERGENCIAL – ÁGUAS DE ARIQUEMES

Postado por Jefferson Carvalho em 26/mar/2026 - Sem Comentários

A Águas de Ariquemes informa que, realiza nesta quinta-feira (26), uma manutenção emergencial em uma tubulação de grande porte, na Avenida Capitão Silvio, devido a um rompimento de rede, ocasionado por terceiros.

A previsão é que o serviço seja concluído em até 6 horas. O fornecimento será restabelecido gradativamente após a conclusão do serviço. Durante a manutenção, poderá ocorrer instabilidade no abastecimento nos setores 2, 4, 6 e 8, e no Bairro Apoio Social.

Pedimos a colaboração de todos para que façam uso consciente da água tratada durante esse período, a fim de minimizar os impactos.

A Águas de Ariquemes disponibiliza um caminhão-pipa, que está à disposição através dos canais de atendimento disponíveis 24h: 0800 690 0100, via WhatsApp e ligações.