Postado por ellon.rossi em 29/maio/2026 - Sem Comentários
A Águas de Jaru realizou nesta quinta-feira (28) o relançamento do programa Afluentes, iniciativa que fortalece o relacionamento entre a concessionária e a população por meio da escuta ativa, diálogo e aproximação com lideranças comunitárias do município.
O encontro reuniu moradores, representantes de bairros e equipes da concessionária em um momento de troca de experiências, apresentação de investimentos e debate sobre os avanços do saneamento em Jaru. A iniciativa busca ampliar a participação da comunidade nas discussões relacionadas ao abastecimento de água, melhorias operacionais e projetos futuros para o município.
Além de aproximar a população da concessionária, o programa também tem como objetivo fortalecer o papel das lideranças comunitárias por meio do acesso à informação, capacitação e ferramentas de transformação social. Durante o encontro, os participantes conheceram a plataforma Saneamento Salva e a Academia Aegea Social, iniciativas voltadas ao aprendizado contínuo, desenvolvimento comunitário e formação de agentes multiplicadores dentro dos bairros.
A diretora-presidente da Águas de Jaru, Carolina Gregório, destacou a importância dessas ferramentas como apoio ao trabalho realizado pelas lideranças comunitárias no dia a dia.
“Nesse evento nós trouxemos para eles a plataforma Saneamento Salva e a Academia Aegea Social, um portal que vai auxiliar eles, como líderes comunitários, na formação contínua e no trabalho de melhorias para sua comunidade e para o seu bairro”, destacou
Outro ponto abordado durante o encontro foi a importância da transparência e da aproximação da comunidade com os investimentos realizados pela concessionária. O diretor executivo da Águas de Jaru, Guilherme Coeli, reforçou que o programa Afluentes cria essa conexão entre moradores e empresa.
“Esse projeto é justamente trazer a comunidade para dentro da empresa, para conhecer nossos processos, nossos investimentos, o tanto que o saneamento mudou em Jaru desde 2024 até hoje e o tanto que ele ainda vai mudar. A preocupação que a gente traz tanto com os investimentos de hoje, com abastecimento de água, prevenção ao período de seca e estiagem, quanto nosso olhar para o futuro, quando a gente vai universalizar não só a água, mas também o esgotamento sanitário para o município”, destacou.
Representando os participantes do programa, Guilherme Zanella ressaltou a importância do diálogo constante entre a população e a concessionária para melhorar os serviços prestados à comunidade.
“A importância desse encontro é trazer transparência para a gente, que está sempre nos grupos de afluentes, informando os vazamentos que encontramos e acompanhando como a empresa está trabalhando para ajudar a população e entregar um melhor funcionamento da rede de abastecimento”, comentou.
O programa Afluentes fortalece a comunicação direta entre a concessionária e os moradores, criando uma rede de lideranças parceiras que contribuem para o desenvolvimento das comunidades e para a construção de soluções conjuntas para o saneamento no município.
A ação faz parte do Trata Bem Jaru, iniciativa que reforça o compromisso da concessionária com investimentos, melhorias operacionais e a ampliação do acesso ao saneamento, promovendo mais qualidade de vida, saúde e desenvolvimento para a população.
Postado por ellon.rossi em 26/maio/2026 - Sem Comentários
A Águas de Pimenta Bueno informa que, realiza nesta terça-feira (26), uma manutenção emergencial em uma tubulação de grande porte, na avenida Riachuelo devido a um rompimento de rede.
A previsão é de que o serviço seja concluído em até 4 horas, durante a realização da manutenção os bairros: Centro, BNH1, Alvorada, Seringal, Alpidia, Pioneiros podem apresentar instabilidade.
Pedimos a colaboração de todos para o uso consciente da água durante o período. O abastecimento será restabelecido gradativamente após a conclusão do serviço.
A Águas de Pimenta Bueno disponibiliza caminhão-pipa para atendimentos prioritários, 24 horas por dia.
Mais informações: 0800 690 0100 (telefone ou WhatsApp).
Postado por ellon.rossi em 26/maio/2026 - Sem Comentários
A Tarifa Social tem transformado a realidade de muitas famílias atendidas pelo grupo Aegea no interior de Rondônia. O benefício garante desconto de até 50% na conta de água para pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o Cadúnico. A Tarifa Social é destinada às famílias em situação de vulnerabilidade, contribui diretamente para o orçamento doméstico e reforça o acesso aos serviços de saneamento básico garantindo mais dignidade e qualidade de vida.
A iniciativa também fortalece o compromisso social do grupo Aegea, que em Rondônia atua nas cidades de Ariquemes, Buritis, Jaru, Pimenta Bueno e Rolim de Moura.
Quem sente de perto os impactos positivos da Tarifa Social é Eunice Souza da Silva, trabalhadora doméstica, ela precisou deixar o emprego para cuidar da mãe que está em tratamento de câncer. Moradora do Setor 04 em Ariquemes, Eunice conseguiu efetivar o cadastro da mãe na Tarifa Social, trazendo alívio para o orçamento familiar.
“A tarifa social tem trazido um alívio muito grande para a gente, foi muito bom ter conseguido abaixar o valor da água. Com o dinheiro que sobra estamos conseguindo comprar as coisas que a minha mãe precisa”, relatou.
De acordo com a diretora-presidente do grupo Aegea em Rondônia, Carolina Gregório, a Tarifa Social é uma ferramenta importante para garantir mais inclusão e acesso aos serviços essenciais.
“A Tarifa Social é uma iniciativa que vai além do desconto na conta de água. Ela representa cuidado com as pessoas e o compromisso de garantir que mais famílias tenham acesso aos serviços essenciais com dignidade e qualidade de vida”, destacou
Quem tem direito
Para ter acesso à Tarifa Social, é necessário estar inscrito no CadÚnico e atender aos critérios estabelecidos para o benefício. O cadastro pode ser realizado diretamente nos canais de atendimento da concessionária, mediante apresentação de documentos pessoais, CadÚnico atualizado e comprovante de residência.
A iniciativa integra as ações do programa Trata Bem Ariquemes, que reforça o compromisso da concessionária com o desenvolvimento da cidade, promovendo mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população por meio do acesso ao saneamento básico.
Sobre a Aegea em Rondônia
Presente no estado desde 2015, o grupo é protagonista na expansão do saneamento básico na região, operando por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Jaru, Águas de Pimenta Bueno e Águas de Rolim de Moura. Com foco nas metas do Marco Legal do Saneamento, a companhia une eficiência operacional, via tecnologias de monitoramento inteligente e redução de perdas ao desenvolvimento socioambiental, através de programas como o Afluentes e Saúde Nota 10. Além de elevar os índices de saúde pública, sua atuação impulsiona a economia regional, viabilizando a modernização urbana e a valorização imobiliária nos municípios atendidos.
Postado por ellon.rossi em 25/maio/2026 - Sem Comentários
A Águas de Pimenta Bueno realizou neste sábado (23) uma ação de atendimento itinerante no distrito de Urucumacuã, levando mais praticidade, comodidade e acesso aos serviços da concessionária para os moradores da região. O atendimento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Infantil Urucumacuã. A ação integra o Trata Bem Pimenta Bueno.
Durante o itinerante, a população teve acesso a diversos serviços, como solicitação de ligação de água, troca de titularidade, cadastro na Tarifa Social, emissão de segunda via de faturas, negociação de débitos e orientações sobre os serviços prestados pela concessionária.
A iniciativa contou ainda com atividades recreativas para as crianças, com pula-pula e distribuição de pipoca, proporcionando um momento de integração e acolhimento para as famílias da comunidade.
Morador do distrito, Lindomar Fernandes da Paz aproveitou a ação para resolver uma pendência e aprovou a iniciativa.
“Aproveitei para negociar um débito e consegui resolver tudo direitinho. O atendimento foi maravilhoso. Na minha opinião, esse tipo de ação é muito importante, porque evita de a gente precisar se deslocar até Pimenta Bueno. O atendimento vindo até aqui facilita muito para a população”, destacou.
A diretora-presidente da Águas de Pimenta Bueno, Carolina Gregório, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da concessionária em estar cada vez mais próxima da população.
“Através do Trata Bem Pimenta Bueno nosso objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços da concessionária. Sabemos que, muitas vezes, por conta da rotina de trabalho e dos compromissos do dia a dia, os moradores não conseguem se deslocar até a loja de atendimento durante a semana. Por isso, levamos nossos serviços até a comunidade, garantindo mais comodidade, cuidado e proximidade com a população”, afirmou.
A ação reforça o compromisso da Águas de Pimenta Bueno em ampliar o acesso aos serviços e estar cada vez mais próxima da comunidade. Por meio do atendimento itinerante, a concessionária busca oferecer soluções de forma mais acessível, garantindo que os moradores tenham acesso facilitado a orientações, negociações e demais serviços, sem a necessidade de longos deslocamentos.
Além de aproximar os serviços dos moradores, a ação demonstra o compromisso contínuo da Águas de Pimenta Bueno em investir em iniciativas que contribuam para melhorar a experiência dos clientes, fortalecer o vínculo com a população e ampliar a qualidade do atendimento prestado no município.
Postado por ellon.rossi em 25/maio/2026 - Sem Comentários
A Águas de Jaru participou, neste fim de semana, da terceira edição do Projeto Ísis, realizado na Escola Estadual Dayse Mara de Oliveira Martins, levando atendimento itinerante e serviços comerciais para a população. A ação reuniu diversos parceiros em uma grande mobilização social voltada ao cuidado, à cidadania e ao bem-estar da comunidade.
Durante os dois dias de evento, moradores puderam acessar serviços da concessionária como atualização cadastral, transferência de titularidade, consulta de débitos, negociação e orientações sobre os canais de atendimento e a Tarifa Social. A iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços da empresa de forma rápida, humanizada e próxima da comunidade.
A autônoma Angela Maria Barbosa Lima esteve no local para resolver a transferência de titularidade da ligação de água do imóvel onde mora com a mãe, de 97 anos, e destacou a importância do atendimento itinerante.
“Eu não tinha conseguido transferir antes a água do imóvel para o meu nome e como teve esse evento aqui, eu vim aqui mais rápido e graças a Deus fui bem atendida e tudo foi resolvido. Facilitou muito, porque é muito difícil você viver no lugar onde você não tem a água. E não sou só eu, é eu minha mãe, ela tem 97 anos. Não tem como a gente ficar sem água no lugar onde você mora. Então, graças a Deus, eu sempre estou satisfeita com o atendimento, sempre que eu procuro, tem sido resolvido os meus problemas”, afirmou.
O professor doutor Tiago Valiatti, um dos organizadores do Projeto Ísis, destacou que a iniciativa busca aproximar serviços essenciais da população e reforçou a importância da parceria com a concessionária.
“Estamos na terceira edição do Projeto Ísis, levando atendimentos de saúde e bem-estar para toda a comunidade. Durante dois dias ofertamos diversos serviços gratuitos, como atendimentos médicos, jurídicos, psicológicos, vacinação, corte de cabelo e outros atendimentos importantes para a população. E para que isso pudesse acontecer, nós temos vários parceiros nesse projeto, entre esses parceiros, a empresa Águas de Jaru, empresa essa que tem responsabilidade de levar até você uma água de qualidade. Porque nós sabemos que a saúde da população está diretamente atrelada com a qualidade da água que nós gerimos. Então, a Águas de Jaru também é uma empresa que tem esse compromisso com a população”, ressaltou.
A gerente comercial da Águas de Jaru, Priscila Sonda, destacou que participar de ações sociais reforça o compromisso da concessionária com o cuidado e a qualidade de vida da população.
“Para nós da Águas de Jaru, é muito gratificante participar de projetos como esse. Assim como o Projeto Ísis tem o propósito de levar mais saúde para a comunidade, nós também temos o compromisso de ir muito além do saneamento, trabalhamos para contribuir com a saúde, levar água tratada aos moradores, orientar a população e mostrar a importância do acesso ao saneamento e à água de qualidade. Esse é o nosso compromisso com a população de Jaru”, destacou.
A participação da Águas de Jaru no Projeto Ísis reforça o compromisso da concessionária em atuar cada vez mais próxima da comunidade, promovendo acesso facilitado aos serviços e contribuindo para iniciativas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
Postado por ellon.rossi em 25/maio/2026 - Sem Comentários
Com o compromisso de promover mais qualidade de vida, bem-estar e proximidade com a comunidade, a Águas de Ariquemes realizou neste sábado (23) uma grande ação voluntária no bairro Jardim Paraná. A iniciativa contou com a revitalização da praça da região, atendimento itinerante à população e atividades recreativas para as crianças, com distribuição de pipoca durante toda a programação.
A ação reuniu colaboradores voluntários da concessionária, que participaram da limpeza, pintura de brinquedos e equipamentos, além da organização do espaço. Transformando a praça em um ambiente mais acolhedor e agradável para os moradores.
Morador do bairro Jardim Paraná há mais de sete anos, Bruno Oliveira comemorou a iniciativa e ressaltou a importância da revitalização para os moradores da região.
“Quero agradecer a Águas de Ariquemes por essa ação. A praça voltou a ter vida, com a pintura e mudas de árvore que foram plantadas. É uma atitude muito bonita para os moradores do bairro Jardim Paraná”, destacou.

Além disso, equipes de atendimento estiveram no local oferecendo serviços como emissão de segunda via, negociação de débitos, atualização cadastral, troca de titularidade e orientações sobre a Tarifa Social.
A diretora-presidente da Águas de Ariquemes, Carolina Gregório, destacou a importância de ações que aproximam a concessionária da comunidade e reforçam o cuidado com as pessoas.
“Nós revitalizamos a praça e além disso trouxemos o nosso atendimento itinerante onde as pessoas puderam solicitar os serviços comerciais. Mais do que levar serviços, queremos estar presentes na vida da população, contribuindo para o bem-estar das famílias e fortalecendo os espaços de convivência da comunidade. Cuidar das pessoas também é criar ambientes mais humanos, acolhedores e que promovam qualidade de vida para todos”, afirmou.
A ação reforça o compromisso da Águas de Ariquemes com o programa Trata Bem Ariquemes, que vai além das obras de saneamento e busca promover desenvolvimento, cuidado com as pessoas e mais qualidade de vida para toda a população, investindo em iniciativas que fortalecem a cidadania e aproximam a concessionária da comunidade.
Postado por ellon.rossi em 22/maio/2026 - Sem Comentários
A Águas de Jaru participará neste sábado (23) e domingo (24) da terceira edição do Projeto Ísis, promovido pela Faculdade FIMCA Jaru, levando atendimento itinerante à população com diversos serviços e orientações relacionados ao abastecimento de água e saneamento. A ação será realizada na Escola Estadual Prof.ª Dayse Mara de Oliveira Martins.
Durante os dois dias de ação, a equipe da concessionária estará disponível para realizar atualização cadastral, emissão de segunda via de fatura, mudança de titularidade, negociação de débitos, solicitação de ligação nova de água, além de prestar orientações e esclarecimentos sobre os serviços oferecidos pela empresa.
A ação também contará com atendimento voltado ao cadastro na Tarifa Social, benefício destinado a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), garantindo desconto na conta de água e ampliando o acesso ao serviço essencial de abastecimento.
A diretora-presidente da Águas de Jaru, Carolina Gregório, destacou que a participação da concessionária no Projeto Ísis reforça o compromisso social da empresa com a população.
“Mais do que levar saneamento, queremos levar cuidado, proximidade e qualidade de vida para a população. Participar de uma ação como o Projeto Ísis reforça nosso compromisso social com a comunidade, contribuindo para facilitar o acesso aos serviços, aos benefícios e também apoiando iniciativas que promovem saúde, cidadania e bem-estar. O saneamento transforma realidades, e acreditamos que estar presente junto da população faz parte dessa transformação”, destacou Carolina Gregório.
Promovido pela FIMCA Jaru, o Projeto Ísis reúne acadêmicos e professores em uma grande mobilização social voltada à promoção da saúde, cidadania e bem-estar da comunidade, oferecendo atendimentos gratuitos em diferentes áreas.
A participação da Águas de Jaru reforça o compromisso da concessionária em atuar de forma próxima, humanizada e acessível, fortalecendo iniciativas que contribuam diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.
Além de ampliar o acesso aos serviços da concessionária, a ação busca aproximar ainda mais a comunidade de iniciativas que promovem saúde, cidadania e desenvolvimento social, construindo caminhos para uma cidade mais acolhedora, preparada e com mais oportunidades para todos.
Postado por ellon.rossi em 22/maio/2026 - Sem Comentários
Entre os dias 25 e 29 de maio, a Águas de Ariquemes realizará uma ação de atendimento porta a porta no distrito de Bom Futuro, localizado a mais de 80 quilômetros do município de Ariquemes, levando os serviços da concessionária diretamente até os moradores da comunidade.
A iniciativa será realizada pela equipe do Programa Trata Bem, que percorrerá o distrito levando atendimento porta a porta, orientações e escuta ativa aos moradores, aproximando ainda mais a concessionária da comunidade e facilitando o acesso da população aos serviços oferecidos.
Durante a ação, serão disponibilizados serviços de atualização cadastral, solicitação de novas ligações de água, renegociação de débitos e troca de hidrômetros. As equipes também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e orientar os moradores sobre os serviços prestados pela concessionária.
Segundo a gerente comercial da Águas de Ariquemes, Priscila Sonda, a ação reforça o compromisso da concessionária em manter um relacionamento próximo com a população.
“Essa ação reforça o compromisso da Águas de Ariquemes em estar cada vez mais próxima da população, levando atendimento de forma acessível, humanizada e eficiente para as comunidades atendidas. O trabalho porta a porta permite ampliar o diálogo com os moradores, facilitar o acesso aos serviços da concessionária e promover mais agilidade na resolução das demandas. Mais do que prestar atendimento, a iniciativa fortalece o relacionamento com a comunidade e contribui para a melhoria contínua dos serviços oferecidos.”
Ainda de acordo com a Priscila Sonda, as equipes estarão devidamente identificadas durante todo o período de atendimento no distrito.
Postado por ellon.rossi em 22/maio/2026 - Sem Comentários
Com foco na conscientização, prevenção de acidentes e fortalecimento da cultura de segurança entre os colaboradores, as unidades do grupo Aegea em Rondônia realizaram durante esta semana o Fórum de Segurança, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO). A ação integrou a programação do movimento Maio Amarelo e reuniu equipes das concessionárias de Ariquemes, Rolim de Moura, Buritis, Jaru e Pimenta Bueno.
A abertura aconteceu no espaço social da Águas de Ariquemes, com transmissão simultânea para as demais unidades da empresa no estado. A programação contou com treinamentos de segurança voltados às equipes operacionais e administrativas, além de palestra educativa ministrada pelo Detran-RO, abordando temas relacionados à prevenção, responsabilidade no trânsito e cuidado com a vida.
A iniciativa reforça o compromisso com a promoção de ambientes de trabalho cada vez mais seguros e com a conscientização contínua dos colaboradores sobre atitudes preventivas dentro e fora do ambiente corporativo.
Durante o encontro, os participantes acompanharam orientações práticas e reflexões sobre segurança operacional, comportamento seguro, direção defensiva e a importância da atenção no trânsito.
Para Gabriel Marcos, coordenador de EHS, o fórum representa um importante momento de conscientização e fortalecimento da cultura de segurança na empresa.
“O evento foi extremamente importante, principalmente por abordarmos a condução segura de veículos, algo que faz parte da rotina dos nossos colaboradores durante os deslocamentos das atividades da companhia. Também trouxemos a temática do Maio Amarelo, contando com a participação do Detran, que contribuiu com um debate muito relevante sobre conscientização e segurança no trânsito. Foi um momento de grande troca de conhecimento e aprendizado para todos”, destacou.
Colaborador da Águas de Rolim de Moura, Cleiton Honorato, destacou a relevância da iniciativa para o dia a dia das equipes.
“Eu achei um momento muito bom para nosso conhecimento e aprendizado e para retomar hábitos que a gente aprende na autoescola e replicar durante o trânsito todos os dias”, enfatizou.
Waldecir Sait, agente de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito, ressaltou a importância das parcerias entre instituições para ampliar o alcance das ações educativas do Maio Amarelo.
“A proposta do Maio Amarelo é justamente unir toda a força do poder público, sociedade civil, empresas, associações para que cada seguimento da sociedade possa contribuir com a redução de acidentes na nossa cidade, no Brasil e no mundo. Trouxemos o tema de forma mais educativa, buscando sensibilizar os colaboradores para que eles adotem um comportamento seguro no trânsito. Se cada cidadão fizer a sua parte, nós vamos conseguir alcançar o propósito que é diminuir o número de acidentes no trânsito”, afirmou.
Sobre a Aegea em Rondônia
Presente no estado desde 2015, a Aegea em Rondônia é protagonista na expansão do saneamento básico na região, operando por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Jaru, Águas de Pimenta Bueno e Águas de Rolim de Moura. Com foco nas metas do Marco Legal do Saneamento, a companhia une eficiência operacional via tecnologias de monitoramento inteligente e redução de perdas ao desenvolvimento socioambiental, através de programas como o Afluentes e Saúde Nota 10. Além de elevar os índices de saúde pública, sua atuação impulsiona a economia regional, viabilizando a modernização urbana e a valorização imobiliária nos municípios atendidos.

Postado por ellon.rossi em 21/maio/2026 - Sem Comentários
A Águas de Ariquemes realizará nesse sábado (23) mais uma ação do Programa Voluntariado agora no bairro Jardim Paraná, promovendo a revitalização da praça da comunidade com a pintura e recuperação dos brinquedos do espaço. A iniciativa busca proporcionar um ambiente mais acolhedor, seguro e agradável para as famílias e crianças da região.
A ação acontece das 15h30 às 18h, na Rua Corbélia, nº 2615, ao lado da quadra do Colégio Dinâmico, e contará também com atendimento itinerante, levando diversos serviços e orientações diretamente para os moradores.
Durante a programação, a população poderá acessar serviços como emissão de segunda via de fatura, atualização cadastral, mudança de titularidade, negociação de débitos, solicitação de nova ligação de água, além de esclarecimentos sobre os serviços prestados pela concessionária.
A diretora-presidente da Águas de Ariquemes, Carolina Gregório, destacou que a ação reforça o compromisso da concessionária com a comunidade.
“Mais do que levar serviços, queremos estar próximos da população e contribuir de forma positiva com os bairros. Essa ação une cuidado, promovendo melhorias em um espaço importante para os moradores e facilitando o acesso aos nossos serviços”, destacou Carolina Gregório.
O supervisor de Responsabilidade Social da concessionária, Alessandro Santos, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer os vínculos com a população.
“Quando realizamos ações como essa, mostramos que o saneamento também passa pelo cuidado com as pessoas e com os espaços da comunidade. Revitalizar a praça e, ao mesmo tempo, levar atendimento aos moradores é uma forma de estar presente e contribuir diretamente para o bem-estar da população”, afirmou Alessandro Santos.
A iniciativa integra as ações do Trata Bem Ariquemes e reforça o compromisso da Águas de Ariquemes em ampliar as melhorias operacionais, ações sociais e projetos voltados para a comunidade, a empresa segue trabalhando diariamente para contribuir com mais qualidade de vida, saúde, desenvolvimento e bem-estar para a população, fortalecendo sua missão de transformar realidades por meio do saneamento.