Águas de Ariquemes promove ação educativa sobre o uso correto da rede de esgoto no Jardim Zona Sul

Postado por Jefferson Carvalho em 23/mar/2026 - Sem Comentários

Com o objetivo de fortalecer a conscientização ambiental e garantir a eficiência dos serviços de saneamento, a Águas de Ariquemes participou, neste domingo (22), de um encontro técnico e educativo voltado aos moradores do bairro Jardim Zona Sul. O evento focou no uso correto da rede coletora de esgoto e nos benefícios que a conexão adequada traz para a saúde pública e a preservação do meio ambiente.

Durante a ação, equipes de responsabilidade social e controle e qualidade e o setor comercial dialogaram diretamente com a comunidade, esclarecendo dúvidas sobre a separação entre as redes de esgoto e de águas da chuva. Um dos pontos centrais da discussão foi o impacto negativo do descarte irregular de resíduos sólidos e óleo de cozinha, que são as principais causas de obstruções e extravasamentos nas vias públicas.

“Nosso objetivo é ser um parceiro do morador. A rede de esgoto é um sistema vivo e precisa do cuidado de todos para funcionar bem. Quando a população entende o que pode e o que não pode ser descartado, evitamos transtornos como retornos de esgoto para residência e o extravasamento em ruas e avenidas”, destacou Tânia Olinda da equipe de responsabilidade social.

A iniciativa faz parte do cronograma de visitas e reuniões comunitárias que a Águas de Ariquemes mantém em toda a cidade, reforçando o compromisso com a qualidade de vida da população rondoniense.

Para Rosenildes França de Oliveira Zamban, que é coordenadora do Fórum do Sistema Único de Assistência Social, a parceria é efetiva e fortalece o dialogo.

“Com essa parceria, nós fortalecemos a base. Conscientizar a população, saber o que pode e o que não pode descartar na rede de esgoto, é fortalecer o diálogo e estamos aqui para ajudar a fortalecer esse trabalho junto com a Águas de Ariquemes”, afirmou Rosenildes.

Reunião com feirantes vai detalhar obras de esgoto feitas com tecnologia de ponta

Postado por Jefferson Carvalho em 22/mar/2026 - Sem Comentários

Após o anúncio de uma nova etapa nas obras de esgotamento sanitário da Feira Municipal, a Águas de Ariquemes realizará uma reunião com os feirantes locais. O objetivo é detalhar o cronograma de execução e os benefícios diretos da eliminação das fossas sépticas no local.

O projeto, irá transformar a infraestrutura sanitária de um dos pontos mais tradicionais da cidade e foca na conexão da rede implantada no ano passado ao sistema central de tratamento. A principal novidade apresentada aos trabalhadores será o uso do Método Não Destrutivo (MND), uma tecnologia de ponta que permite a interligação da rede com intervenções mínimas no solo, preservando o fluxo de trânsito e as atividades comerciais. O equipamento tem um custo de mais de R$ 3 milhões de reais.

“Para os feirantes, a obra representa, acima de tudo, alívio financeiro. Atualmente, o sistema de fossas exige manutenções constantes e gera gastos elevados de limpeza”, explica Carolina Gregório diretora-presidente da Águas de Ariquemes.

A diretora-presidente reforçou que o uso do MND é um marco para a engenharia de Rondônia.

“Vamos evitar o impacto natural de uma obra de infraestrutura convencional. É o saneamento avançando com respeito à rotina do ariquemense”, pontuou.

A intervenção no local trará impactos diretos em diversas frentes, como na saúde pública reduzindo a proliferação de vetores e doenças relacionadas à falta de saneamento. Impactará também o comércio local com a valorização do espaço, tornando a feira mais atrativa para visitantes e turistas, além do meio ambiente com a destinação correta do esgoto gerado e tamponamento das fossas ali existentes, evitando a contaminação do solo no entorno da feira.

“Nosso foco é garantir um ambiente adequando para quem trabalha e frequenta o espaço, com a conexão definitiva, eliminamos focos de doenças e valorizamos a Feira Municipal para quem vende e para quem compra”, afirmou Adriano Correa Martins, coordenador de engenharia da Águas de Ariquemes.

O cuidado com os feirantes e com quem circula pela feira vai além da execução técnica da obra, ele é um dos pilares da responsabilidade social da empresa, compromisso que se reflete na escolha de tecnologias de baixo impacto, como o MND, que demonstra um olhar atento para os trabalhadores locais, garantindo o avanço do saneamento sem impactar o dia a dia da população, assegurando que a modernização traga dignidade, saúde e valorização para Ariquemes.

Com tecnologia de ponta, Feira Municipal de Ariquemes receberá nova etapa das obras de esgotamento sanitário

Postado por Jefferson Carvalho em 20/mar/2026 - Sem Comentários

Um dos pontos mais tradicionais de Ariquemes, a Feira Municipal, está prestes a passar por uma transformação estrutural focada em saúde pública. Em reunião realizada nesta sexta-feira (20), representantes da Águas de Ariquemes, da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão (Sempog), da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) e da Agência Municipal de Regulação (AMR) definiram o cronograma e os detalhes técnicos para a conexão da rede de esgoto implantada ainda no ano passado no local.

Durante o encontro, a equipe técnica detalhou as intervenções que integrarão a nova rede ao sistema central de tratamento da cidade, eliminando o uso de fossas que, principalmente em períodos de chuva, costumam causar transtornos na região. Além dos ganhos sanitários, a ligação trará alívio financeiro para os feirantes, uma vez que o sistema atual exige manutenção constante e gera gastos elevados.

“No ano passado, realizamos a implantação da rede aqui na feira. Agora, vamos garantir um ambiente mais limpo tanto para os feirantes quanto para os milhares de consumidores que frequentam o espaço semanalmente, efetuando a conexão para que o sistema seja disponibilizado para uso”, explicou Adriano Correa Martins, coordenador de engenharia da Águas de Ariquemes.

A conexão utilizará tecnologia de ponta por meio do Método Não Destrutivo. Com esse sistema, a interligação será feita com um equipamento que realiza apenas um pequeno recorte no asfalto, mantendo o fluxo do trânsito e evitando impactos no dia a dia da comunidade.

A diretora-presidente da Águas de Ariquemes, Carolina Gregório, detalhou que o novo método reduzirá o impacto da obra com o uso de tecnologia inédita no estado.

“O uso do MND é um marco nas obras de engenharia de Rondônia, vamos evitar o impacto natural que toda obra de infraestrutura traz. Estamos sempre buscando as melhores maneiras de avançar com o saneamento e, com tecnologias como essa, ampliamos o acesso à rede com impacto reduzido na rotina do ariquemense”, afirmou Carolina.

A titular da Sempog destacou a parceria como forma de avançar com a rede de saneamento básico da cidade.

“É um trabalho em que a Águas de Ariquemes está avançando bastante. Ariquemes está se desenvolvendo e precisamos acompanhar esse ritmo com o saneamento. Trabalhamos juntos em todos os projetos, com reuniões de alinhamento, pois a prioridade é sempre a população e como podemos minimizar os impactos ao máximo”, explicou Elizete Gonçalves, secretária da Sempog.

A intervenção no local trará impactos diretos em diversas frentes, como na saúde pública reduzindo a proliferação de vetores e doenças relacionadas à falta de saneamento. Impactará também o comércio local com a valorização do espaço, tornando a feira mais atrativa para visitantes e turistas, além do meio ambiente com a destinação correta do esgoto gerado e tamponamento das fossas ali existentes, evitando a contaminação do solo no entorno da feira.

Águas de Rolim de Moura avança com obras de esgotamento sanitário com investimento de mais de R$ 18 milhões

Postado por Jefferson Carvalho em 26/fev/2026 - Sem Comentários

Com investimentos de R$ 18 milhões, a Águas de Rolim de Moura deu início à ampliação da rede de esgoto, visando atingir 40% de cobertura ainda este ano. O projeto está inserido no programa Trata Bem Rolim de Moura, que combina infraestrutura, conscientização ambiental e estratégias para aumentar o índice de conexão dos imóveis à rede.

Como parte do avanço da infraestrutura, na última quinta-feira (19), a diretora-presidente da Águas de Rolim de Moura, Carolina Gregório , cumpriu agenda na cidade para vistoriar obras. Durante a agenda, a diretora-presidente se reuniu, no canteiro de obras, com membros da Agência reguladora do município de Rolim de Moura (AGERROM) e do executivo municipal.

Em pauta, o alinhamento de estratégias para otimizar os serviços prestados à população.

“Apesar dos impactos inerentes às obras, o ritmo é acelerado. Nossa meta é chegar ao fim de 2026 com um crescimento de 40% na rede de esgoto o que representa mais saúde, mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para população”, destacou Carolina Gregório.

A visita técnica reforçou o compromisso da concessionária com a transparência e a eficiência operacional. O plano de investimentos deste ano foca na modernização e ampliação da infraestrutura, visando a universalização do saneamento até 2033.

AVISO IMPORTANTE – ÁGUAS DE ARIQUEMES

Postado por Jefferson Carvalho em 15/ago/2025 - Sem Comentários

A Águas de Ariquemes informa que está realizando obras de instalação da rede de esgoto na Av. Candeias, no trecho entre a Av. Hugo Fray e a Av. Machadinho. A previsão é que os serviços durem uma semana.

Devido à necessidade de interdição da pista para a implantação da rede, o trânsito na região será impactado. A previsão é que o serviço seja concluído em uma semana.

Colaboração dos moradores

Durante o período das obras, pedimos a colaboração de motoristas e moradores para que:

  • Respeitem a sinalização no local;
  • Não joguem água nas valas abertas, pois isso pode atrasar os serviços e dificultar a recomposição do asfalto.

Nosso objetivo é causar o menor impacto possível na rotina de todos, e a sua colaboração é fundamental para a agilidade das obras.

Para mais informações, entre em contato com nosso atendimento através de ligação telefônica ou mensagens de texto no WhatsApp: 0800 690 0100.

Águas de Rolim de Moura avança com obras de esgoto na Avenida 25 de Agosto

Postado por Jefferson Carvalho em 08/ago/2025 - Sem Comentários

A partir da próxima segunda-feira (11), a Águas de Rolim de Moura inicia a instalação da rede de esgoto na Avenida 25 de Agosto, no trecho entre as ruas Guaporé e Jamari. A iniciativa faz parte do projeto de expansão do saneamento básico na cidade, com a implantação, das novas redes coletoras a obra alcançará 50 novas quadras de ruas. As obras impactarão positivamente a saúde e o meio ambiente no município.

Para a execução do serviço, será necessário abrir valas ao longo da avenida. Por conta disso, moradores e comerciantes da região poderão enfrentar transtornos temporários. A empresa e a prefeitura pedem a colaboração da população para que o trabalho seja concluído o mais rápido possível e com o mínimo de impacto.

O diretor-presidente da Águas de Rolim de Moura, Ary Carlos Laydner, ressalta a importância do projeto para a cidade.

“Estamos trabalhando para que os transtornos sejam temporários e, por isso, contamos com a colaboração de todos. A participação da população é essencial para que esta obra, de extrema importância para o desenvolvimento da cidade, tenha menos impacto no dia a dia.”

Colaboração da população é essencial

Um pedido especial é que a população evite jogar água nas ruas e calçadas próximas às áreas em obras. A umidade excessiva pode prejudicar o fechamento correto das valas e atrasar o cronograma.

O prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio, reforçou recentemente a importância dessa parceria.

“Saneamento é mais saúde, e com ele, vamos reduzir os gastos públicos com a área. Faço um apelo aos nossos comerciantes: sabemos dos transtornos, mas estamos trabalhando para melhorar a vida de vocês. Por favor, não joguem água nos momentos em que as equipes estiverem compactando o solo, para que possamos aplicar o novo asfalto. Contribuam com a nossa gestão e com a Águas de Rolim de Moura para avançarmos mais rapidamente.”

Para aqueles que já têm a rede de esgoto disponível, a interligação ao sistema é incentivada. Após a instalação da rede, a concessionária implanta um Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) em frente a cada imóvel, onde o proprietário deve fazer a conexão.

Em caso de dúvidas sobre a conexão ou a obra, os moradores podem entrar em contato com a concessionária pelo número 0800 690 0100 (mensagens de texto no WhatsApp e ligações telefônicas) ou ir até a loja de atendimento na Avenida 25 de Agosto, Bairro Industrial, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.


LEIA MAIS

Recomposição asfáltica em Rolim de Moura avança nas Avenidas Fortaleza e Belém

Postado por [email protected] em 01/ago/2025 - Sem Comentários

A Águas de Rolim de Moura segue em ritmo acelerado com a recomposição asfáltica em pontos que receberam obras de esgoto recentemente. As equipes atuam na Avenida Fortaleza, na região central, e na Avenida Belém, no bairro Planalto, reforçando o compromisso da concessionária com a mobilidade urbana e o bem-estar da população.

“Estamos atuando de forma planejada porque nosso compromisso vai além da infraestrutura de água e esgoto. Nos preocupamos com a qualidade de vida da população e com o desenvolvimento urbano de Rolim de Moura, e sabemos o quanto é importante garantir uma recomposição asfáltica de qualidade. Por isso, nossa atuação foi pensada para minimizar os transtornos, manter a cidade em movimento e assegurar um padrão de qualidade em tudo o que entregamos”, afirma Ary Carlos Laydner, diretor-presidente da Águas de Rolim de Moura.

Atualmente, a cidade avança com obras de esgotamento sanitário. Com a implantação de novas redes coletoras, que alcançam mais de 50 novas quadras de ruas, Rolim de Moura amplia o investimento em saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio ambiente.

A Águas de Rolim de Moura está com obras na região central da cidade, mas já passou por bairros como Planalto e Industrial. Com o avanço das obras, a cobertura de esgoto alcançará cerca de 30% da cidade, beneficiando mais de 5 mil pessoas diretamente até o final de 2025.

Desde o início da concessão, em junho de 2017, a Águas de Rolim de Moura vem ampliando os investimentos no município, com foco na expansão da rede de esgoto e no fornecimento de água tratada.

Como resultado, Rolim de Moura se destaca entre as cidades que mais investem em saneamento em Rondônia. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SINISA), o município investiu R$ 608,14 por habitante em saneamento básico.

A cidade já conta com o sistema de abastecimento universalizado, ou seja, toda a população tem acesso à água tratada. No distrito de Nova Estrela, por exemplo, toda a população é conectada ao sistema de água tratada.

Águas de Rolim de Moura faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado de saneamento. Em Rondônia, o grupo atua ainda por meio das concessionárias Águas de Pimenta BuenoÁguas de AriquemesÁguas de Jaru e Águas de Buritis.

LEIA MAIS

Saneamento básico avança em Rolim de Moura com expansão das obras de implantação da rede de esgoto

Postado por paintbox em 23/maio/2025 - Sem Comentários

Ao longo deste ano, mais de 5 mil pessoas serão beneficiadas com a implantação de mais de 20 mil metros de redes coletoras de esgoto.

A Águas de Rolim de Moura iniciou mais uma etapa importante de investimentos em saneamento básico, com a implantação de redes de coleta de esgoto em vias da região central da cidade. As obras têm como objetivo ampliar o acesso ao serviço, melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para o desenvolvimento urbano. Com essa ampliação, a cobertura de esgotamento sanitário no município deve alcançar 30% até o final deste ano.

Nesta etapa, os serviços estão sendo executados nos seguintes trechos:

•     Avenida 25 de Agosto, entre a Rua Parnaíba e a Rua Jamari;

•     Avenida Florianópolis, entre a Rua Capibaribe e a Rua Norte-Sul;

•     Rua Tocantins, entre a Avenida Recife e a Avenida Florianópolis;

•     Rua Rio Madeira, entre a Avenida Recife e a Avenida 25 de Agosto;

•     Rua Barão de Melgaço, entre a Avenida Florianópolis e a Avenida 25 de Agosto;

As obras fazem parte do plano de expansão da rede coletora de esgoto do município e representam um avanço significativo para a cidade. Ao longo deste ano, mais de 5 mil pessoas serão beneficiadas com a implantação de mais de 20 mil metros de redes coletoras. O saneamento adequado reduz os riscos de doenças, valoriza os imóveis e protege o meio ambiente, especialmente os recursos hídricos.

Durante a execução dos serviços, podem ocorrer alterações no fluxo de veículos nas regiões atendidas. A Águas de Rolim de Moura reforça que está atuando com equipes técnicas qualificadas para garantir que os impactos sejam os menores possíveis, sempre priorizando a segurança de pedestres, motoristas e trabalhadores.

Em 2024, a concessionária realizou a implantação da rede de esgoto nos bairros Planalto, Industrial e Centro. Agora, com a ampliação na região central, a concessionária dá mais um passo importante rumo à modernização da infraestrutura de saneamento.

Nas localidades onde a rede já está disponível, os moradores podem realizar a interligação de seus imóveis ao sistema. Após a instalação da rede coletora, a concessionária implanta um Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) em frente a cada imóvel beneficiado. É nesse ponto que o proprietário deve fazer a ligação do imóvel à rede de coleta.

Para mais informações sobre a conexão de esgoto, os moradores podem entrar em contato com a concessionária pelo número 0800 690 0100 (WhatsApp e ligações) ou comparecer à loja de atendimento, localizada na Avenida 25 de Agosto, no Bairro Industrial. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.