Na Rede Amazônica, movimento ‘Saneamento Salva’ mostra como água e esgoto transformam a saúde e a economia

Postado por Jefferson Carvalho em 12/jun/2026 - Sem Comentários

Com o objetivo de ampliar o debate público e mobilizar a sociedade sobre a importância do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário, o movimento nacional Saneamento Salva passa a ser divulgado no estado.

Em entrevista ao Jornal de Rondônia 1ª edição, da Rede Amazônica, a iniciativa, liderada pelo Instituto Aegea — braço social do Grupo Aegea — foi apresentada ao público. A plataforma busca conscientizar a população e engajar instituições sobre como a infraestrutura básica é o principal remédio para prevenir doenças e transformar vidas.

A urgência do debate é respaldada por números desafiadores. De acordo com os dados que baseiam o movimento, a população da Região Norte é a que mais sofre com as lacunas estruturais: apenas 62,8% dos habitantes contam com água tratada, somente 16,6% possuem coleta de esgoto e apenas 22% do esgoto gerado recebe o tratamento adequado. O reflexo direto dessa realidade aparece nos hospitais. Em 2024, o Brasil registrou 344 mil internações por doenças de veiculação hídrica, sobrecarregando o Sistema Único de Saúde (SUS) com enfermidades que poderiam ser evitadas.

Para mudar esse cenário, o movimento apresenta a plataforma digital www.saneamentosalva.com.br. O site centraliza conteúdos educativos, dados detalhados e iniciativas práticas que servem como ferramentas de mobilização social. De acordo com estudos do Instituto Trata Brasil, a universalização do saneamento gera uma resposta rápida na saúde pública: a chegada do serviço é capaz de reduzir em até 69,1% a taxa de internações hospitalares após 36 meses da intervenção na rede.

O presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, destaca que o projeto quer expandir a consciência coletiva.

“O saneamento vai muito além das obras e da entrega de infraestrutura de engenharia. Ele significa a preservação de vidas, a melhoria do rendimento escolar das crianças, a valorização imobiliária e o desenvolvimento econômico das cidades. O ‘Saneamento Salva’ quer mostrar que cada cidadão e cada instituição têm um papel fundamental nessa evolução”, afirma.

Em Rondônia, a atuação das concessionárias da Aegea segue o propósito de ir além dos investimentos técnicos, promovendo ações de educação ambiental, responsabilidade social e saúde preventiva nas comunidades. No estado, o grupo atua em Ariquemes, Buritis, Jaru, Rolim de Moura e Pimenta Bueno, com objetivo de universalizar o saneamento básico até 2033, conforme o Marco Legal do Saneamento.

No 1º Congresso do Ministério Público de Rondônia, Instituto Aegea debate o impacto do saneamento na sustentabilidade e apresenta movimento ‘Saneamento Salva’

Postado por Jefferson Carvalho em 12/jun/2026 - Sem Comentários

A relação fundamental entre a preservação ambiental, a saúde pública e a atuação jurídica foram o tema central do painel “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, realizado no 1º Congresso Estadual do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em Porto Velho nesta quinta-feira (11). O evento, que reúne membros do sistema de justiça, especialistas e a sociedade civil, contou com a palestra de Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea — braço social do grupo Aegea, que atua para levar saneamento em municípios rondonienses como Ariquemes, Buritis, Jaru, Pimenta Bueno e Rolim de Moura.

Sob o tema “Cenário do Saneamento Básico no Brasil e suas Regiões – Desafios e Benefícios desta Infraestrutura”, a apresentação trouxe à tona os dados desafiadores da Região Norte, onde apenas 62,8% da população conta com água tratada e somente 16,6% possui coleta de esgoto. O Instituto apresentou o movimento nacional Saneamento Salva e sua plataforma digital (www.saneamentosalva.com.br), pensada como ferramenta de conscientização e mobilização social.

O debate destacou que a ausência de tratamento de esgoto gera um ciclo destrutivo: polui os mananciais e o solo da região amazônica ao mesmo tempo em que superlota os hospitais brasileiros com 344 mil internações por doenças de veiculação hídrica apenas no último ano. Por outro lado, estudos apresentados mostram que a expansão da infraestrutura reduz em até 69,1% as taxas de internação hospitalar em 36 meses, aliviando o Sistema Único de Saúde (SUS).

A mesa de discussões foi moderada pela Promotora de Justiça do MPRO, Naiara Ames de Castro Lazzari, evidenciando o papel do Ministério Público na fiscalização e na garantia do saneamento como um direito social indisponível.

“Trazer essa temática para o primeiro congresso estadual do Ministério Público do Estado de Rondônia já demonstra a importância e a relevância dessa temática e a importância de nos trazermos esse debate para a comunidade, para o Ministério Público e seus membros. O interesse do publico no tema também nos indica que é uma urgência, espero que a partir dessas reflexões e a partir dessas discussões nós possamos avançar e colocar Rondônia em outro cenário, muito mais promissor com relação ao saneamento”, declarou a promotora.

Para o presidente do Instituto Aegea, dialogar com os operadores do Direito é um passo essencial para acelerar a universalização dos serviços básicos na região.

“Trazer o movimento ‘Saneamento Salva’ para dentro do Congresso do Ministério Público fortalece a nossa missão de ir além da engenharia. O saneamento é a base para a dignidade humana e para a sustentabilidade. Quando o esgoto é tratado corretamente, nós levamos mais qualidade de vida, mais saúde e protegemos o meio ambiente. Essa é uma agenda que precisa do engajamento de todas as instituições jurídicas e sociais”, destacou Édison Carlos.

Durante o encontro Édison reforçou o compromisso de trabalhar em sinergia com o controle social e os órgãos de fiscalização, garantindo que o avanço da infraestrutura gere prosperidade compartilhada, preservação ambiental e mais qualidade de vida para a população do estado.

Águas de Buritis participa de pit stop ambiental em alusão à semana do meio ambiente

Postado por Jefferson Carvalho em 05/jun/2026 - Sem Comentários

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, a Águas de Buritis participou nesta semana de um pit stop voltado à conscientização ambiental e a importância do saneamento básico. A iniciativa teve como principal objetivo alertar a comunidade sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do descarte correto de resíduos.

O evento foi marcado pela cooperação, reunindo parceiros institucionais. Além da Águas de Buritis, a ação contou com a participação do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Departamento Municipal de Trânsito.

Durante o pit stop, motoristas, motociclistas e pedestres que passavam pelo local receberam materiais educativos, orientações sobre consumo consciente de água, preservação dos mananciais e a importância do saneamento básico para a saúde e para o ecossistema.

“A parceria entre a Águas de Buritis e os diversos órgãos que fizeram parte dessa ação é fundamental para potencializar a mensagem de cuidado com o nosso meio ambiente. O saneamento caminha lado a lado com a preservação ambiental e é isso que nós queremos trazer para a população, reforçar a mensagem da importância do saneamento, da água tratada para a saúde e qualidade de vida”, destaca a diretora-presidente da Águas de Buritis, Carolina Gregório.

A Águas de Buritis reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do município, investindo não apenas na infraestrutura de saneamento, mas também em ações de educação ambiental que transformam a postura da comunidade diante dos desafios ecológicos atuais.

Sobre a Águas de Buritis

Presente na cidade desde 2015, a Águas de Buritis é a concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico no município, trabalhando continuamente para garantir água de qualidade e a expansão do saneamento básico, promovendo saúde, dignidade e respeito ao meio ambiente para toda a população.

Águas de Buritis e MPRO debatem importância do saneamento e adesão à rede

Postado por ellon.rossi em 09/abr/2026 - Sem Comentários

Com o objetivo de consolidar o saneamento básico como uma política pública central para a saúde e o desenvolvimento sustentável da cidade, representantes da Águas de Buritis reuniram-se, nesta quinta-feira (09), com a Dra. Ritiane Oliveira, promotora de justiça do Ministério Público de Rondônia (MPRO). O encontro, realizado na comarca de Buritis, reafirmou a importância da cooperação institucional para garantir avanços na infraestrutura e na qualidade de vida da população.

O encontro teve como pauta o fortalecimento do saneamento básico como política pública prioritária e a importância da adesão ao saneamento básico na região, cujo abastecimento já se encontra disponibilizado em toda área urbana da cidade.

Durante a reunião, foi enfatizado que o acesso ao saneamento não é apenas uma questão de infraestrutura, mas um direito fundamental que impacta diretamente a redução de doenças de veiculação hídrica, gera inclusão e dignidade, para além de cuidar do meio-ambiente.

A diretora-presidente da Águas de Buritis, Carolina Gregório, destacou que a consolidação dessa política pública é essencial para o desenvolvimento das cidades, em linha com o Marco Legal do Saneamento, garantindo que Buritis avance rumo à universalização dos serviços.

“O saneamento é a base para uma cidade saudável e sustentável. Sensibilizar os moradores sobre a importância da conexão é fundamental para garantir que a política pública que é o saneamento chegue a todos e que haja compreensão pela população que o ato de conectar-se à rede de água potável é um ato de cuidado com a própria família e com o futuro da nossa cidade”, afirmou.

Guilherme Coeli, diretor executivo da Águas de Buritis, também participo do encontro e destacou a referência de Buritis em saneamento em Rondônia.

“Buritis é referência em saneamento no estado. Desde nossa chegada em 2015, construímos a infraestrutura de abastecimento do zero e, hoje, o sistema está plenamente disponível à população com indicadores expressivos, como um índice de controle de perdas que figura entre os melhores não só de Rondônia, mas do Brasil. Contudo, a adesão ao serviço é o que fará com que esses dados impactem, de fato, a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Esse desafio só será superado a várias mãos. Por isso encontros institucionais como este são fundamentais”, destacou.

O Diretor de Relações Institucionais da Aegea, Rinaldo Reis Lima, também esteve presente no encontro, reforçando que diálogos como esse são essenciais para que o saneamento avance.

Sobre a Aegea em Rondônia

A Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em Rondônia, a companhia atua com o objetivo de universalizar o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário, nas cidades de Ariquemes, Buritis, Jaru, Pimenta Bueno e Rolim de Moura. As cinco concessões somam atendimento a cerca de 350 mil pessoas no estado.

Eficiência e gestão, Buritis se torna referência em controle de perdas de água

Postado por Jefferson Carvalho em 31/mar/2026 - Sem Comentários

Na última semana, o Instituto Trata Brasil divulgou o Ranking do Saneamento, com um raio-x do sistema de saneamento em todo país. Entre os dados apresentados estão o de controle de perdas, este indicador busca estabelecer uma relação entre a água produzida e a água efetivamente consumida nas residências. Quanto menor for essa porcentagem, mais bem classificado o município está, pois uma menor parte da água produzida é perdida na distribuição.

Dos 100 municípios considerados, 20 possuem níveis de perdas na distribuição menores que 25%. Os dados mostram ainda que quatro municípios da amostra têm perdas na distribuição superiores a 60%.

Cidades como Suzano (1,27%), Santos (5,35%) e Goiânia (11,45%), formam o top 3 de cidades com indicadores de perdas considerando excelentes. Em Rondônia, os índices de Buritis são exemplo para o estado, considerando os dados de 2024, que foram usados no levantamento do Trata Brasil, o município do Vale do Jamari teve um índice de perdas 11,95% ficando a frente de grandes cidades, como Salvador (53,39%) Boa Vista (57%) e Belo Horizonte (68,29%).

A capital, Porto Velho, também teve índices elevados apresentando 41,69% de perdas na distribuição. Segundo o Trata Brasil, Porto Velho apresenta apenas 30,74% de atendimento de água tratada.

“Uma gestão eficiente e um controle contínuo do sistema que atende a população trazem resultados como esse. Se fosse mapeada pelo levantamento, a cidade de Buritis seria referencia para o Brasil, com um índice de controle de perdas considerando de excelência”, comentou Guilherme Coeli, diretor executivo da Águas de Buritis.

Lucinete Dias Ferraz, moradora de Buritis há mais de 20 anos, acompanhou de perto a transformação vivida pelo município com a chegada da água tratada. Antes, enfrentava dificuldades no acesso à água segura para consumo, devido à contaminação dos poços. Com a implantação do sistema de abastecimento de água tratada, essa realidade mudou significativamente, trazendo mais qualidade de vida e segurança para a população.

“Eu moro em Buritis desde 2001 e acompanhei todo o processo de implementação da Águas de Buritis na cidade. Na época o abastecimento era por meio de poços, e tínhamos muitos problemas de contaminação de água por coliformes fecais, por conta das fossas. O que resolveu a situação foi a chegada da água tratada que trouxe qualidade de vida para a gente. Hoje temos uma outra história em relação a água em Buritis”, relatou.

Para Coeli, os resultados refletem o compromisso contínuo com a melhoria dos serviços prestados à população.

“Seguimos avançando com investimentos contínuos em tecnologia, monitoramento e melhorias operacionais, sempre com o objetivo de garantir eficiência no sistema e qualidade no abastecimento. O resultado alcançado por Buritis reforça o compromisso da concessionária com a sustentabilidade dos recursos hídricos e com a prestação de um serviço cada vez mais eficiente para a população”, finalizou.

MELHORIA PROGRAMADA – ÁGUAS DE BURITIS

Postado por Jefferson Carvalho em 28/mar/2026 - Sem Comentários

A Águas de Buritis informa que realizará, neste domingo (29), a partir das 07h, um teste de uma EPAT – Estação Pressurizadora de Água Tratada ao sistema de distribuição de adução de água bruta, na Rodovia RO-460.

A previsão é que o serviço seja concluído em até 6 horas. Durante a manutenção, poderá ocorrer instabilidade no abastecimento de água no município.

A EPAT, conhecida como booster, representa um investimento estratégico para a continua melhoria do abastecimento no município. Mais do que um equipamento técnico, ela garante estabilidade e eficiência na distribuição de água, regulando as pressões nas redes e permitindo que a água tratada chegue com qualidade e regularidade a todas as regiões da cidade. Com a implantação, a Estação de Tratamento de Água (ETA) passa a operar de forma ainda mais otimizada, ampliando a capacidade de produção e contribuindo diretamente para um sistema mais confiável, seguro e preparado para acompanhar o crescimento do município.

Pedimos a colaboração de todos para que façam uso consciente da água tratada durante esse período, a fim de minimizar os impactos. O fornecimento será restabelecido gradativamente após a conclusão do serviço.

Para mais informações, entre em contato com nosso atendimento por telefone ou WhatsApp, pelo número 0800 690 0100.

Acesso à água tratada transforma a realidade em cidades do interior de Rondônia

Postado por Jefferson Carvalho em 22/mar/2026 - Sem Comentários

Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água chama atenção para algo essencial, afinal ter água tratada em casa ainda não é realidade para todo mundo. E isso impacta diretamente a saúde, a rotina e a qualidade de vida de milhões de pessoas. No Brasil, embora o Marco Legal do Saneamento estipule a universalização até 2033, os dados mais recentes revelam que o país ainda caminha em ritmos desiguais para garantir esse direito básico.

De acordo com o Ranking do Saneamento 2026, elaborado pelo Instituto Trata Brasil, o cenário nacional apresenta contrastes severos, o déficit de acesso atinge cerca de 30 milhões de brasileiros ainda vivem sem acesso à água potável e aproximadamente 90 milhões não possuem coleta de esgoto.

A consequência disso aparece nos números, só em 2024, o país registrou mais de 336 mil internações por doenças causadas pela falta de saneamento, atingindo principalmente crianças e idosos.

Em Rondônia, a realidade também preocupa. Em Porto Velho, por exemplo, apenas 30% da população tem acesso à água tratada, de acordo com os dados do Trata Brasil.

Mas enquanto esse cenário ainda é desafio em muitos lugares, algumas cidades do interior seguem por um caminho diferente. Municípios como Ariquemes, Buritis, Pimenta Bueno e Rolim de Moura já contam com sistema de abastecimento universalizado, ou seja, a água tratada chega a toda a população da área urbana.

E isso muda vidas de verdade, como é o caso da dona Maria Andrade, moradora de Ariquemes. Antes, o acesso à água era difícil, principalmente por ela viver em uma região mais alta da cidade.
“Era muito difícil a água, não subia no morro”, lembra.

Maria mora no bairro Pedrinhas, uma região alta de Ariquemes, onde melhorias foram implementadas para garantir o acesso à água para população “a gente só tem que agradecer, essa água maravilhosa que está indo lá para casa”, enfatiza.

Em Jaru, a transformação também já é visível. Em cerca de dois anos, o abastecimento de água tratada já atende mais de 90% da população. Antes, o cenário era de rodízios e falta de água frequente. Agora, o sistema funciona com regularidade e monitoramento constante, trazendo mais segurança para o dia a dia das pessoas.

“O acesso à água não é apenas uma questão de infraestrutura, é uma questão de dignidade e justiça social. Sem saneamento, perpetuamos um ciclo que afeta o desenvolvimento econômico das cidades e isso impacta o país. Mudar realidades locais, além de ser parte do nosso trabalho, também ajuda a transformar não apenas o estado de Rondônia, mas o Brasil”, afirma Carolina Gregório, diretora-presidente do grupo Aegea em Rondônia.

Mesmo com avanços, os desafios ainda são grandes, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, que concentram 14 das 20 piores cidades do ranking nacional. Com o prazo da universalização cada vez mais próximo, a meta é clara: garantir água para 99% da população e coleta de esgoto para 90% até 2033. Em Rondônia, cinco municípios já estão cada vez mais próximos dessa realidade.

“A gestão eficiente e os investimentos contínuos que temos aplicado em Rondônia mostram que estamos no rumo certo, até 2033 as cidades onde operamos o sistema de saneamento irão alcançar o marco da universalização, isso representa mais saúde, mais economia para os municípios com atenção primária, além de um marco, esse é um legado que iremos deixar e que vai mudar o presente e o futuro”, finaliza Carolina Gregório.

Sistema de abastecimento de Buritis recebe equipamento para dar mais estabilidade à operação

Postado por Jefferson Carvalho em 11/mar/2026 - Sem Comentários

O sistema de abastecimento de água de Buritis está recebendo um novo reforço com a instalação de um booster na região da captação de água bruta, na RO460. O equipamento, que funciona como um conjunto de bombas, atua aumentando a pressão e a vazão de água tratada em redes de distribuição. Garantindo que a água chegue com mais força em locais altos ou em regiões mais distantes da ETA.

A etapa de interligação do booster ao sistema teve início ainda no mês de janeiro. As equipes seguem trabalhando nas conexões finais e finalizando a implantação do conjunto de bombeamento, com previsão de conclusão para as próximas semanas.

O novo equipamento representa uma melhoria na prestação de serviços, especialmente em regiões mais altas, como é o caso do Setor 7.

“Esse novo equipamento dá mais estabilidade à operação, regiões mais altas são sempre um desafio no fornecimento de água tratada não apenas em Buritis, mas em qualquer lugar do Brasil. Investindo em tecnologia de ponta, nós garantimos que o sistema funcione de maneira eficaz. Com o novo sistema, o abastecimento se torna mais regular, beneficiando áreas mais afastadas ou garantindo a eficácia do sistema em horários de maior demanda, garantindo segurança à população”, explica Guilherme Coeli, diretor executivo da Águas de Buritis.

A implantação do booster integra um conjunto de investimentos voltados à ampliação e modernização do sistema em Buritis, com orçamento de R$ 2,4 milhões a serem aplicados ao longo do ano e que asseguram melhorias ao serviço prestado à população. Entre 2024 e 2025 o sistema de distribuição de água alcançou a universalização. Com cerca de 4.635 ligações executadas. Atendendo toda a população urbana.

AVISO IMPORTANTE – ÁGUAS DE BURITIS

Postado por Jefferson Carvalho em 30/out/2025 - Sem Comentários

A Águas de Buritis informa que, devido a uma instabilidade no sistema de energia elétrica, pode haver oscilações no abastecimento em pontos da cidade nesta quinta-feira (30).

Durante esse período de instabilidade, poderá ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água, uma vez que a falta de energia gera impactos na distribuição de água tratada.

Pedimos a colaboração de todos para que utilizem a água de forma consciente, minimizando os impactos. O fornecimento será restabelecido gradativamente após a normalização da energia elétrica.

Para mais informações, entre em contato com nosso atendimento pelo telefone ou WhatsApp: 0800 690 0100.

SIPAT 2025: palestras sobre segurança e cuidado com o próximo marcam encontros

Postado por Jefferson Carvalho em 22/ago/2025 - Sem Comentários

As unidades da Aegea em Rondônia promoveram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que este ano teve como tema “Segurança 360° – Cuidar de todos é papel de cada um de nós”. O evento, que se encerrou nesta sexta-feira (22), ofereceu aos funcionários e prestadores de serviço a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas como segurança comportamental, comportamento preventivo e segurança no trânsito.

Gabriel Souza Felix, coordenador de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EHS), destacou a importância da iniciativa.

“Foi um momento em que reforçamos nosso compromisso diário com o cuidado. Cada um tem essa responsabilidade, que ampliamos em encontros como esses. Cuidar de si e do outro é fundamental para um trabalho coletivo como o de saneamento básico”, explicou.

A SIPAT 2025 contou com atividades locais e conectou milhares de colaboradores de diferentes regiões do país. O tema central convidou à reflexão sobre a importância de assumir, com protagonismo e responsabilidade, o compromisso de proteger vidas dentro e fora do trabalho.

Guilherme Coeli, diretor executivo do grupo em Rondônia, ressaltou o papel da empresa e a mensagem do evento.

“Nosso time nas cinco unidades de Rondônia faz parte da história, não só do estado, mas do Brasil. Somos a maior empresa de saneamento básico do país, levando infraestrutura para onde muitas vezes ela não existia. Cuidamos do bem-estar de milhares de famílias e, para manter esse cuidado, precisamos primeiro fomentá-lo entre os próprios colaboradores. Para cuidar, é preciso estar bem, e essa foi a mensagem que transmitimos durante a semana”, afirmou.

O diretor de EHS do Grupo Aegea, Wagner Vicente, reforçou que a segurança é construída com base em ações concretas e comunicação assertiva. “Prevenção é mais do que estatística. É sobre pessoas. É sobre voltar para casa inteiro todos os dias – física e emocionalmente”, disse.

A Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Com presença de Norte a Sul do país, a companhia já beneficia mais de 33 milhões de pessoas em mais de 860 cidades, contando com o trabalho de mais de 23 mil colaboradores para transformar realidades e promover um futuro mais sustentável.

Em Rondônia, o grupo atua por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Jaru, Águas de Pimenta Bueno e  Águas de Rolim de Moura.