SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Serviço foi realizado nos reservatórios das cidades de Ariquemes, Buritis, Rolim de Moura e Pimenta Bueno

Os reservatórios de água tratada de Ariquemes, Buritis, Rolim de Moura e Pimenta Bueno receberam limpeza periódica e vistoria técnica. O serviço foi realizado por mergulhadores especializados, contratados pela Aegea Saneamento, que atua em Rondônia por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Rolim de Moura e Águas de Pimenta Bueno.

A limpeza e vistoria fazem parte das ações contínuas de melhorias para garantir a qualidade da água fornecida à população, dentro dos padrões de portabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

Ariquemes conta com três reservatórios de água tratada com capacidade de armazenar 4 milhões de litros d’água. O novo reservatório, que armazena 2 milhões de litros foi inaugurado em 2022, contribuindo para melhoria operacional e segurança hídrica do município. Na cidade de Buritis, o reservatório de água tratada da cidade tem capacidade de armazenar 2 milhões de litros. Já em Pimenta Bueno são 2 reservatórios, que armazenam 2, 2 milhões de litros, e Rolim de Moura conta com 3 reservatórios, que armazenam 3 milhões de litros d’água.

Mergulhadores usaram proteção completapara evitar qualquer tipo de contato direto com a água.

Para o trabalho de limpeza dos reservatórios, os mergulhadores utilizaram vestimenta impermeável, hermeticamente fechada sobre um macacão térmico de Neoprene, além de máscara full face, integralmente vedado, que completa a proteção, para evitar que os profissionais tivessem qualquer tipo de contato direto com a água. A atividade foi realizada por 2 mergulhadores e um supervisor de mergulho.

O trabalho é semelhante à limpeza de piscina, com a aspiração do material sedimentado, e realizado com os tanques cheios, e em plena operação, evitando desperdício e impacto na distribuição de água aos moradores do município.

A supervisora de Qualidade da Águas de Ariquemes, Solange Camargo Pivotto, explica a importância do trabalho. “A manutenção dos nossos reservatórios é uma ação que faz parte do nosso cronograma de manutenções preventivas, e contribui para assegurar a qualidade da água fornecida para nossa população. Reforçamos a importância que a população também faça sua rotina de limpeza das caixas d’água de suas residências”, disse.

Diariamente são realizadas, a cada hora, análises da água para o controle de qualidade. Nos testes, são analisados turbidez, cloro residual livre (CRL), cor, coliformes totais (CT), Ph e Escherichia Coli (E. Coli). O objetivo dessas análises é manter o compromisso de entregar um serviço de qualidade para as famílias atendidas. Os dados podem ser acompanhados no sistema da vigilância sanitária do município, e no site de controle federal Sisagua e Vigiagua.

Compartilhar:

Veja Também

Carreiras Saiba mais
Carreiras

Estamos sempre em busca de profissionais que são comprometidos com o nossos valores e propósito.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea RO.