Notícias

Ver notícia

Em Ariquemes, no interior de Rondônia, a história de uma família mostra como o acesso à água tratada pode mudar vidas. O que começou com um mau cheiro vindo do poço usado diariamente acabou revelando um grave problema de contaminação. 

Angelina Zabala de Souza conta que o poço, antes responsável por garantir a rotina da casa, passou a apresentar um odor forte e aparência turva. A princípio, ela acreditava ser apenas acúmulo de barro. Depois de alguns meses, o problema piorou. 

“O nosso poço começou a apresentar mau cheiro na água, achei que fosse barro acumulado. Ficamos uns cinco meses com o poço assim. O poceiro recomendou jogar cal, e fizemos isso. Melhorou por cerca de um mês, mas depois o mau cheiro voltou. Meu esposo então abriu o poço e viu que estava saindo uma água estranha, o vizinho ao lado deu descarga no banheiro, que fica próximo ao muro e foi quando percebemos que estava vindo água de banheiro e da caixa de gordura. O poço já estava contaminado, e nós não sabíamos”, relata Angelina. 

O medo virou urgência ao perceberem que o poço, usado diariamente, colocava a saúde da família em risco. 

“Eu não tomava aquela água, mas usava para cozinhar, fervendo antes de preparar os alimentos, de qualquer forma, acabávamos consumindo. Depois que descobrimos a contaminação vinda do vizinho, pedimos socorro à Águas de Ariquemes”, lembra.

Hoje, a água que chega à casa de Angelina é monitorada, testada e totalmente segura. Essa mudança representa o resultado do compromisso contínuo da Águas de Ariquemes em garantir qualidade e saúde para a população. E Angelina lembra com emoção o dia em que a equipe chegou para realizar a ligação.

“Um amigo nosso chegou aqui quando estávamos desesperados, já tínhamos até pedido ajuda ao vizinho para que nos fornecesse água. Assim que meu esposo viu a contaminação, cancelamos o uso do poço. Aí o João, nosso amigo, disse: ‘Eu conheço a Águas de Ariquemes e tenho certeza de que eles vão ligar a água para vocês’. E foi o que aconteceu, era um sábado, foi tudo muito rápido, vieram, fizeram a ligação, e hoje estamos muito felizes por consumir água tratada”, conta Angelina, emocionada.

O diretor-executivo da Águas de Ariquemes, Guilherme Coeli, reforça que a água distribuída pela empresa passa por um processo rigoroso de tratamento, desde a captação no Rio Jamari até o momento em que chega às torneiras dos consumidores.

“Quando falamos em água tratada, falamos diretamente de saúde. Desde o início da operação, a Águas de Ariquemes tem feito investimentos substâncias para garantir que a água seja própria para consumo. Isso começa na captação, lá no Rio Jamari, e passa por um processo rigoroso de tratamento, seguindo todas as normas do Ministério da Saúde. Ao longo de todo o percurso, são realizadas diversas análises para garantir que a água que chega ao consumidor esteja sempre segura para uso. Isso representa mais saúde, mais qualidade de vida”, afirma.

Histórias como a dela mostram o impacto real do saneamento na vida das pessoas mais do que um serviço essencial, ele é um instrumento de dignidade e transformação social.

A Águas de Ariquemes faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado em saneamento. Em Rondônia, atua no estado, por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Jaru, Águas de Pimenta Bueno e Águas de Rolim de Moura.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea RO oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.

Comunicados Saiba mais
Comunicados