SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

A Águas de Ariquemes promoveu nesta quinta-feira (18), capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sobre Saneamento Básico e Saúde Pública. A palestra foi realizada no Espaço Social Águas de Ariquemes, e foi ministrada pela professora doutora Gisele Teixeira de Souza, do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Rondônia (Unir), com o tema “Água, Questão de Saúde Pública”.

Durante a palestra, a professora trouxe para os ACSs os resultados das análises da água de poços realizada no mês de março em Ariquemes, em que comprovou que a água de todos os poços domiciliares analisados estava contaminada. A partir desse resultado, concluiu-se que a água dos poços da cidade é imprópria para o consumo, possuem alta contaminação por bactérias patogênicas, especialmente Escherichia Coli, maior responsável pelas Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar (DTHA), segundo estudos epidemiológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Professora doutora da Unir, Gisele Teixeira de Souza

“É essencial essa capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde, pois eles têm a oportunidade de disseminar a informação de maneira mais clara possível para que a população entenda que a água contaminada, é um dos maiores veículos de transmissão de doenças, e que a importância da água tratada em suas casas e estabelecimentos”, destacou a professora doutora da Unir, Gisele Teixeira de Souza.

“Foi maravilhoso e esclarecedor, é muito útil e necessário para que a gente possa levar essas informações para a população.  É louvável essa ação da Águas de Ariquemes em promover essa capacitação, aprendi muito”, comentou Luciene Passos, Agente Comunitária de Saúde há 15 anos em Ariquemes.

“O Programa Nascentes busca contribuir para os indicadores do IDH do Município, impactando positivamente no pilar saúde. O tema abordado nessa edição foi Saúde e Saneamento, portanto, conversa com o cotidiano dos Agentes Comunitários de Saúde, e assim a capacitação reforçou a importância da água tratada para a saúde da população”, Tânia Olinda, Responsabilidade Social da Águas de Ariquemes.

Saúde Pública

Em março de 2023, foi divulgado o resultado das análises da água de poços do município de Ariquemes. As análises foram realizadas pela Universidade Federal de Rondônia, no laboratório de microbiologia do curso de Engenharia de Alimentos da UNIR, de acordo com as metodologias propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  A análise apontou alto índice de contaminação em 100% das amostras da água coletada dos poços do município.

A análise concluiu também que todas as amostras de água do sistema de abastecimento, estão de acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria 888 do Ministério da Saúde.

Programa Nascentes

Criado pela Águas de Ariquemes, o programa Nascentes é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que visa promover um encontro anual com os agentes comunitários de saúde do município. A ideia é valorizar o trabalho deste profissional através de capacitação e reconhecimento.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Carreiras Saiba mais
Carreiras

Estamos sempre em busca de profissionais que são comprometidos com o nossos valores e propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea RO e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea RO.