SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Estrutura flutuante foi doada pela concessionária Águas de Ariquemes, e visa a preservação dos recursos hídricos do município.

Uma Ecobarreira foi instalada no Igarapé Gaúcho, que atravessa o Parque Botânico de Ariquemes. A estrutura flutuante foi doada pela concessionária Águas de Ariquemes, e terá função de reter lixos que são descartados indevidamente, e arrastados pela água.

O Parque Botânico é uma área de mata nativa preservada, e abriga nascentes e igarapés. O parque fica localizado na área urbana, e o descarte irregular de lixo tem se agravado nos últimos anos e prejudicado o meio ambiente. A instalação da ecobarreira é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), e faz parte da programação de ações do Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22 de março.

Além da instalação da ecobarreira, ainda foi realizada a limpeza do igarapé, e foram retirados da água mais de 20 sacos de lixo, além de televisor e sofá velhos. De acordo com secretário da Semma, Vilmar Ferreira, estão sendo mapeados outros pontos críticos de acúmulo de lixo em Ariquemes, e novas estruturas serão colocadas. O secretário destacou ainda a parceria com a concessionária, e demais entidades para a união de forças pela preservação dos recursos hídricos de Ariquemes.

“ A ecobarreira tem o objetivo de fazer  a filtragem de elementos sólidos jogados no igarapé, e tem função ainda pedagógica de mostrar a eficiência desse tipo de estrutura para os alunos e demais visitantes do parque. A união e parceria de todos é muito importante para o meio ambiente”, disse o secretário.

“Nós unimos forças pela preservação dos nossos recursos hídricos, mas mais do que isso, precisamos da conscientização de todos para que não seja descartado lixo em local inadequado. Pequenas atitudes fazem a diferença para um futuro mais sustentável”, destacou Tânia Olinda, Responsabilidade Social da Águas de Ariquemes. A Ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a concessionária, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Jamari e Bombeiros Civis.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea RO e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea RO.