SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Águas de Pimenta Bueno realizou investimentos para otimizar abastecimento e orienta uso racional da água.

O consumo de água aumenta com a chegada do verão amazônico, as altas temperaturas e o tempo seco. A Águas de Pimenta Bueno antecipou-se ao período de estiagem e promoveu melhorias operacionais que visam maior regularidade no abastecimento. A concessionária solicita a colaboração da população e orienta o consumo consciente da água, com uso moderado do recurso, para que não ocorram desperdícios.

A Águas de Pimenta Bueno realizou fortes investimentos no primeiro semestre, com o objetivo de ampliar a qualidade do serviço, como obras de interligação nos sistemas para aumentar a pressão no abastecimento bairros Alvorada, Nova Pimenta, Bela Vista e Eldorado, substituição de 300 metros de rede de adutora, instalação de registros para setorização de novos bairros.

Além disso, foram atualizados os quadros de comando que enviam, em tempo real, informação quanto aos níveis dos reservatórios e volume de água captado. As redes de distribuição foram verificadas com o uso de geofone, equipamento capaz de identificar, de forma precisa, os vazamentos de rede não visíveis. A Estação de Tratamento de Água (ETA) também recebeu intervenções, como vistorias técnicas nos reservatórios e interligação dos sistemas internos, aumentando a oferta de reservação de água tratada em mais 20% para o município.

Segundo o gerente de operação, Guilherme Coeli, a concessionária tem trabalhado para garantir a regularidade do sistema de abastecimento. “Foram realizadas obras e ações para assegurar um fornecimento de água regular à população, desde a captação, tratamento e distribuição, além de reduzir ao máximo o índice de perdas. Estamos investindo em campanhas voltadas para conscientizar sobre a importância de utilizar de modo correto a água, evitando desperdícios”.

 

Dicas de uso consciente

  • Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça;
  • Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado;
  • Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho e amolecer a sujeira. Assim, você vai conseguir lavar toda a louça e enxaguar tudo de uma única vez;
  • Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas;
  • Use um balde e um pano para limpar o carro;
  • Junte as roupas antes de lavar na máquina ou no tanque. Evite lavar uma ou duas peças por vez e aproveite a água do enxágue para lavar o quintal ou a calçada;
  • Use o regador para molhar as plantas e jardins e opte por fazer de manhã ou à noite, quando a evaporação da água é menor;
  • Acione a válvula da descarga somente quando necessário, e evite jogar objetos como papel e pontas de cigarro dentro do vaso porque, além de provocar entupimento, necessitam de mais água para escoar.

Caixas d’água

A instalação da caixa d´água é importante pois garante a segurança interna do imóvel em caso imprevistos e diminui os efeitos em caso de manutenção nas redes de distribuição. Segundo a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as edificações devem ter reservação de água com volume mínimo suficiente para 24 horas de consumo normal.

“Interrupções no fornecimento de água são necessárias para realizar manutenções e melhorias no sistema. Por isso, é muito importante ter um reservatório em casa, principalmente neste momento delicado da pandemia e estiagem”, explica o supervisor operacional de serviços da Águas de Pimenta Bueno, Leandro Silva. Ele ainda destaca que a concessionaria realiza o monitoramento constante do sistema de abastecimento e segue um rigor permanente do controle da qualidade da água, desde os mananciais até os cavaletes dos imóveis, atendendo a todos os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pelas Águas de Pimenta Bueno, acesse www.aguasdepimentabueno.com.br. A empresa fica à disposição da população pelo atendimento 24h no número 0800 647 6060 (ligação de telefone fixo e celular) ou via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963.

 

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea RO trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Carreiras Saiba mais
Carreiras

Estamos sempre em busca de profissionais que são comprometidos com o nossos valores e propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea RO oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.