SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Amostras foram coletadas de poços domiciliares em diferentes pontos do município.

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus Ariquemes, divulgou nesta sexta-feira (24), os resultados das análises das amostras de água coletadas em Ariquemes. As amostras foram coletadas de poços domiciliares e da rede de distribuição de água tratada, em diferentes pontos da cidade.

As análises foram realizadas no laboratório de microbiologia do curso de Engenharia de Alimentos da UNIR, de acordo com as metodologias propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  A análise apontou alto índice de contaminação em 100% das amostras de água coletada dos poços do município.

A partir desse resultado, concluiu-se que a água dos poços da cidade é imprópria para o consumo, possuem alta contaminação por bactérias patogênicas, especialmente Escherichia Coli, maior responsável pelas Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar (DTHA), segundo estudos epidemiológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “Foi um resultado alarmante tendo em vista que muitas famílias consomem essa água contaminada, o que gera inúmeros malefícios para saúde”, destacou a professora doutora, Gisele Teixeira do Departamento de Engenharia de Alimentos da UNIR.

A análise concluiu também que todas as amostras de água do sistema de abastecimento, estão de acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria 888 do Ministério da Saúde.” Nós recomendados que os moradores de Ariquemes façam a adesão ao sistema de abastecimento, que comprovadamente fornece uma água de qualidade”, completou.

O resultado da análise feita pela UNIR, foi divulgada durante a Semana da Qualidade da Água realizada de 22 a 24 de março, promovida pela Prefeitura de Ariquemes, por meio da Agência Municipal de Regulação (AMR), UNIR, em parceria com a Águas de Ariquemes. “Foi uma semana muito produtiva e muito importante para toda a comunidade, abordar esse tema tão essencial para a vida de todos nós”, comentou o diretor-presidente da AMR, Marco Aurélio.

Durante a realização do evento, foram realizadas palestras com temas relacionados a qualidade da água, saneamento. Importância do avanço do saneamento básico no município de Ariquemes, com obras de ampliação de rede de abastecimento de água tratada, obras de esgotamento sanitário e os reflexos para a saúde e o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea RO oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea RO trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea RO.