SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Na última sexta-feira (20), a Águas de Buritis, promovendo a campanha nacional Janeiro Branco – um movimento social dedicado à construção de uma cultura de Saúde Mental para todos – recebeu a estudante de psicologia, Estefani Queiti, para ministrar uma palestra com o tema “A Vida Pede Equilíbrio”. Na ocasião, 8 colaboradores estiveram presentes.

O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, como uma das ações de prevenção a saúde dos colaboradores. Para Letícia, colabora da concessionária e encarregada da CIPA na unidade, a palestra foi muito importante pois trouxe várias reflexões para o time. “Às vezes estamos buscando apenas a saúde física e não estamos cuidando da nossa saúde psicológica, mas o que esquecemos é que o corpo e a mente estão conectados, trabalhando em conjunto, e quando não estamos bem psicologicamente, nosso corpo pode sentir”, disse ela sobre a reflexão que teve após a palestra.

Janeiro Branco

O objetivo do movimento Janeiro Branco é chamar a atenção das pessoas, instituições e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental e para o respeito à condição psicológica de cada um.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, publicado em 2022, quase um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da Saúde Mental.

Neste ano, o movimento completa 10 edições no Brasil, com o objetivo de construir uma cultura de Saúde Mental na humanidade, trabalhando pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais da Saúde Mental.

A vida pede equilíbrio

O mês de janeiro remete ao início de um ciclo, é o primeiro dos doze meses do ano e, muitas vezes, é nele que as metas são traçadas para o novo período, inclusive com inserção de hábitos e cuidados com a saúde e o bem-estar. Desta forma, considera-se um mês próprio para dialogar sobre os cuidados com a saúde mental.

Este ano, o movimento Janeiro Branco traz o tema Equilíbrio pois 2023 é um ano de recomeços, principalmente devido aos novos formatos de trabalho, os avanços tecnológicos e a ampliação da comunicação, a fronteira entre a vida pessoal e profissional que também ficou mais diluída.

O escritor Guimarães Rosa certa vez disse que “o que a vida quer da gente é coragem” — em 2023, o Instituto Janeiro Branco pede licença a um dos maiores escritores da língua portuguesa para atualizar um dos seus pensamentos mais conhecidos: O QUE A VIDA QUER DA GENTE É CORAGEM — E EQUILÍBRIO!

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea RO oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea RO trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea RO e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Comunicados Saiba mais
Comunicados