SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

1º lugar na categoria Eficiência operacional

 Um equipamento que permite a passagem de uma nova tubulação de água por baixo do asfalto sem quebra-quebra. Uma metodologia que possibilita definir o ciclo, a rota e a sequência para a realização de um novo serviço assim que o cliente entrar em contato com a concessionária.

“Perfuratriz Pneumática – Tatuzinho”, da Águas de Ariquemes (RO), e “Automação de Roteirização para Leitura”, da Águas do Rio (RJ), foram os dois projetos premiados em primeiro lugar. Com duas categorias, a 6ª edição do Prêmio Inovação Aegea 2022 foi realizada em 25 de novembro.

São apenas duas das ideias inovadoras que estão sendo colocadas em prática nas unidades da empresa e ajudam a inovar o setor. Só para a premiação, foram 95 inscritas. Um número maior do que o Prêmio de Inovação Aegea 2021, que teve 71 projetos inscritos.

Boas ideias que movimentam vidas por meio do saneamento

Todos os projetos inscritos estão sendo executados, pois essa é uma premissa para participar do prêmio. Entre os inscritos, seis foram selecionados para a fase final. Alguns foram desenvolvidos pelos próprios colaboradores, outros foram adaptados para as necessidades e realidades locais a partir de inovações já existentes.

O evento mostrou que a inovação faz parte da cultura da empresa e é um tema de grande importância para todos. “A inovação faz parte do dia a dia de nossos colaboradores, não importa a área de atuação, como uma maneira de melhorar a sua experiência e de tornar a rotina de trabalho adaptável”, afirma Klaus Paz, coordenador de Inovação da Aegea.

“Inovar é ampliar a capacidade para a resolução de problemas e de explorar novas soluções. Na Aegea mantemos o foco no usuário, o que melhora os resultados não só para a empresa, mas para os moradores atendidos. Diante de tantos benefícios, é possível compreender a importância do prêmio anual de inovação para a Aegea”, diz ele.

Quase 400 pessoas assistiram a transmissão ao vivo pelo Teams. A premiação se tornou um palco para o debate de ideias entre elas, os colaboradores, os executivos da empresa e os integrantes do júri: os vice-presidentes da Aegea, Renato Medicis (Regional 3) e Alexandre Bianchini (Regional 4), e a diretora de Gestão, Fernanda Bassanesi.

Águas de Ariquemes destaque nacional: 1º lugar em Técnica e Eficiência Operacional

“Sempre destacamos a importância de participação de todos, desenvolvendo a criatividade e o olhar analítico, que são de suma importância. Afinal, não se nasce uma pessoa inovadora – você se torna uma mediante a análise crítica de situações”, afirma Klaus.

Para ele, o constante crescimento da empresa, com novas concessões e diferentes maneiras de trabalhar entre as unidades, que na Aegea é um talento chamado de brasicidades, foi importante para criar o Programa de Inovação da Aegea.

O Prêmio de Inovação veio logo depois, no sentido de engajar os colaboradores e proporcionar a interligação de ideias entre eles. ”Temos ainda a plataforma Inovae, com mais de 600 ideias enviadas de diversas regiões que buscam melhorar os padrões por meio de novas técnicas ou de processos”, conta Graziele Vella, analista de Projetos Júnior da Aegea.

Com treinamentos e trilhas de aprendizagem feitas em parceria com a Academia Aegea, o olhar do Programa de Inovação da Aegea busca uma evolução contínua. “Buscamos um novo olhar para os desafios, transformando-os em oportunidades”, afirma Klaus Paz.

Para continuar inovando

Um momento de grande inspiração para que a Aegea possa continuar movimentando vidas por meio do saneamento com mais inovação foi a palestra de Gil Giardelli, estudioso de inovação e Economia Digital. Com o tema Inovação, Futuro e Empreendedorismo, ele falou sobre o papel de cada um na construção de um mundo mais humano a partir de ideias inovadoras.

“A simplicidade é o máximo da complexidade”, disse ele, em um dos muitos conceitos para instigar comportamentos inovadores. “Para sermos cada vez mais humanos, é preciso mudar sempre”, afirmou em sua participação no evento, que cita três pilares para que a inovação seja transformadora: ciência, sociedade e espiritualidade.

Para o professor, escritor e divulgador de conceitos ligados à inovação radical, sociedade em rede e economia criativa, o mundo é muito maior do que nossos olhos podem ver. Mas, para ele, a grande maioria das pessoas está cultivando uma paixão pela ignorância, se recusando a ter acesso ao conhecimento.

Os finalistas do Prêmio Inovação Aegea

CATEGORIA TÉCNICA E EFICIÊNCIA OPERACIONAL

1º lugar: “Perfuratriz Pneumática – Tatuzinho”.

Unidade: Águas de Ariquemes (RO).

Equipe: Priscila Ferreira, Leandro dos Santos Silva e Erivaldo Souza dos  Santos.

2º lugar: “Redução de Temperatura em Mancal de Bomba Centrífuga”.

Unidade: Águas Guariroba (MS).

Equipe: Pedro Henrique Marcucci, Maykon da Silva Mendes e Clecio Pereira da Silva.

3º lugar: “VRP Neo Flow – Maior Eficiência na Distribuição de Água”.

Unidade: Águas do Rio (RJ).

Equipe: Yuri Ramirez Medina Klein, Rebeka Gervasio de Souza e Danilo Kennedy da Silva Gomes.

CATEGORIA GESTÃO E PROCESSOS

1º lugar: “Automação de Roteirização para Leitura”.

Unidade: Águas do Rio (RJ).

Equipe: Wagner Lima Monteiro, João Pedro Gomes dos Santos Xavier e Marco Aurelio Pedroza da Silva Filho.

2º lugar: “Painel de Inteligência Operacional”.

Unidade: Prolagos (RJ).

Equipe: Alexandre Andrade Pereira Pinto, Yuri Barbosa Figueiredo Machado e Juliano da Silva Simas.

3º lugar: “Plano Operacional de Controle e Abastecimento Contínuo”.

Unidade: Águas Guariroba (MS).Autor: Yago de Oliveira Martins.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea RO oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea RO e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.