SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Abastecimento de água tratada está sendo universalizado, e as obras de esgotamento sanitário avançam na cidade

Nesta segunda-feira (20), a Águas de Ariquemes completa sete anos de atuação no município, e apresenta os resultados desde o início da concessão, em 2016. Neste ano, o acesso à rede de água tratada está sendo universalizado no município, e a concessionária avança na cobertura de esgotamento sanitário. Além dos investimentos em saneamento, atua ainda na promoção de ações sociais, transformados realidades e contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

A concessionária tem expandido os investimentos em ampliação e melhorias em todo o sistema da rede de água tratada. Quando assumiu a concessão, apenas cerca de 65% da população tinha acesso à rede de abastecimento, e atualmente, o serviço está sendo universalizado para cerca de 98% das famílias de Ariquemes.

Novo reservatório de Ariquemes, com capacidade de armazenar 2 milhões de litros d’água

No ano passado, a Águas de Ariquemes inaugurou um novo reservatório, com capacidade de armazenar 2 milhões de litros d’água, aumentando em 85% a reserva de água tratada, contribuindo para a segurança hídrica, e melhoria operacional do sistema de abastecimento. O município conta também com uma Estação de Tratamento de Água (ETA).

Outros investimentos realizados foram um moderno e eficiente conjunto de bomba anfíbia, que opera dentro e fora da água com o mesmo equipamento. O sistema garante uma excelente troca térmica, baixa emissão de ruídos, versatilidade na instalação, baixa manutenção e alta eficiência energética do conjunto e, principalmente, alta precisão na captação de água.

A Águas de Ariquemes implantou ainda um novo sistema gerador de cloro, responsável pela produção de hipoclorito de sódio, utilizado no processo de tratamento da água (etapa de desinfecção). O investimento assegura os processos de etapas de tratamento de água, pois a produção do agente desinfetante na própria estação reforça o atendimento dos padrões de potabilidade.

Outro investimento significativo foi a instalação do acompanhamento dos sistemas por meio da telemetria. São mais de 40 dispositivos em pontos estratégicos da cidade. Eles monitoram e transmitem como está o sistema de distribuição de água.

A Águas de Ariquemes é a primeira empresa do estado de Rondônia a implantar o sistema de telemetria a serviço do saneamento. A Águas de Ariquemes monitora todo o sistema de abastecimento do município através do Centro de Controle de Operações (CCO) e mantém técnicos trabalhando 24 horas por dia para manter a regularidade do fornecimento de água para a população.

Esgotamento sanitário

A concessionária avança na cobertura de esgotamento sanitário no município. Ao assumir a concessão, o município contava com apenas cerca de 3% de acesso ao esgotamento sanitário. Em 2022, foram implantados 9 mil metros de rede, e até o final de 2023, com as obras e investimentos, a cobertura está sendo ampliada para 20%, com a implantação de mais 23 mil metros de rede coletora de esgoto.
Estão em fase final a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e Estação Elevatória de Esgoto (EEE), obras previstas para serem finalizadas nos próximos dias.

Nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ariquemes

“Nossos esforços diários refletem o trabalho essencial do nosso time de profissionais além da conta, comprometidos para que cada ariquemense tenha acesso ao saneamento, e assim tenham suas vidas transformadas com mais saúde e qualidade de vida. Nossos esforços são para que a água de qualidade chegue às torneiras de todos. Seguimos avançando com os investimentos para que o esgotamento sanitário seja uma realidade, e assim contribua para o desenvolvimento da cidade e toda a nossa gente. Nós seguimos avançando, trabalhando e investindo na nossa cidade”, disse o diretor-presidente da Águas de Ariquemes, Ary Carlos Laydner.

Responsabilidade Social

Compromisso social transforma realidades e faz parte da nossa essência. Mais do que investir em saneamento básico, a Águas de Ariquemes trabalha para promover educação, saúde e geração de renda, por meio da Responsabilidade Social. Os projetos, programas e ações socais têm alcançado muitas famílias, algumas em situação de vulnerabilidade.

São 17 programas e projetos nas áreas da educação, saúde geração de renda e social:

Educação –Sanear é Viver, Saúde Nota 10, Portas Abertas, Futebol Feminino, Futebol de Rua e Pequeno Samurai. Projetos incentivados – Olho D’água.

Saúde – Programas Nascentes, Horta Comunitária, Afluentes.
Geração de Renda – Mãos e Obras, Voluntariado. Recebeu em 2023, o Projeto Pioneiros e Meu Primeiro Emprego, que buscar capacitar e preparar jovens para o mercado de trabalho.

Tarifa Social: Fazer mais para quem mais precisa. Com esta temática a empresa beneficia mais de duas mil famílias. O programa Tarifa Social atende a população de baixa renda podendo oferecer até 50% de desconto nas contas de água.

A Águas de Ariquemes faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado em saneamento. Em Rondônia, atua no estado, por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Pimenta Bueno, Águas de Rolim de Moura e Águas de Buritis.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea RO trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea RO.