SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Projeto da UNIR é desenvolvido em parceria com a Águas de Rolim de Moura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e AGERROM.

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Rolim de Moura, está desenvolvendo em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a concessionária Águas de Rolim de Moura, o projeto ‘Vida às Margens’, que tem o objetivo de recuperar nascentes dos igarapés D’Alincourt e Manicoré, que abastecem o município.

Para o projeto, está sendo realizado levantamento das áreas, observando os diferentes cenários de degradação, para definição do plano de atuação e metodologias de recuperação das nascentes. O projeto prevê ainda parceria com produtores rurais que tenham propriedades próximas aos mananciais.

De acordo com a professora doutora, Kenia Michele de Quadros Tronco, coordenadora do projeto ‘Vida às Margens’, e do grupo de pesquisa REPRoFlor- Recuperação de Ecossistemas e produção florestal, do departamento de Engenharia Florestal, da Unir Rolim de Moura, iniciar a recuperação das nascentes nas áreas de captação de água, é pensar no bem-estar de toda a população, sendo um benefício para essa, e para as futuras gerações.

“A intenção, é que esse processo fique em vigência por muito tempo, e seja cada vez mais incluído novas nascentes para recuperação. Contamos com o envolvimento das comunidades para contribuir com a recuperação das nascentes. Recuperando a nascente, aumenta a qualidade e a quantidade de água, tendo maior equilíbrio em todo o ecossistema”, explicou.

A recuperação das nascentes, foi uma solicitação da Agência Reguladora de Rolim de Moura (AGERROM), que identificou que as Áreas de Preservação Permanente (APPs) estão em processo de degradação, afetando a qualidade e quantidade da água desses mananciais, principais recursos hídricos da cidade.

“Este projeto representa um notável compromisso com o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente, essencial para garantir um futuro saudável para as gerações vindouras. A implementação de práticas sustentáveis desempenha um papel crucial na gestão responsável dos recursos naturais e na redução dos impactos ambientais adversos. É fundamental enfatizar que o igarapé D’Alincourt desempenha um papel central no equilíbrio ecológico e na manutenção da biodiversidade na nossa região, e que a água consumida pela população local é diretamente proveniente deste rio. Portanto, sua preservação e restauração são cruciais para a saúde e o bem-estar de toda a comunidade”, destacou o superintendente da AGERROM, Tiago Michael Caliani.

“A Águas de Rolim de Moura é parceira do projeto, e é de fundamental importância nossa parceria, e contribuição para recuperar as nascentes dos nossos principais pontos de captação.  O projeto vai de encontro com ações desenvolvidas pela Águas de Rolim de Moura, que visam a preservação e restauração dos recursos naturais, contribuindo para segurança hídrica do município, e melhoria na qualidade de vida da população”, disse, Robson Cunha, diretor-executivo da Águas de Rolim de Moura.  

O projeto ‘Vida às Margens’ está na fase de catalogação das nascentes, ao longo do desenvolvimento será seguindo um cronograma de atuação, para execução das próximas etapas do projeto de recuperação dos mananciais de Rolim de Moura.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Carreiras Saiba mais
Carreiras

Estamos sempre em busca de profissionais que são comprometidos com o nossos valores e propósito.