SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

A superação acordou cedo na manhã do último domingo (27), e se fez presente na 1ª Corrida da Água de Buritis. Mais de 150 atletas, profissionais e amadores, participaram do evento organizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Buritis (Agerb), Prefeitura Municipal de Buritis, Águas de Buritis, Pódium Sports com o apoio da Faculdade Unina, Dallan Açai, Academia Fitness Center, Honda, Mundo das Alianças, Academia Corpo Forma, a competição encerra as atividades da Semana do Dia Mundial da Água no município.

A corrida teve duas largadas simultâneas, 6 e 12 quilômetros. Além do tamanho do percurso, a inclinação no trajeto também desafiava os atletas. Participantes de Ariquemes, Buritis, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Porto Velho e Rolim de Moura, trouxeram muito mais que tênis na bagagem, a superação foi item obrigatório para cruzar a linha de chegada.

A competição teve o intuito de conscientizar sobre a importância da água tratada e o uso responsável. O percurso da corrida de 12 quilômetros acompanhou o trajeto feito pela água bruta, desde a captação do Rio Candeias até a Estação de Tratamento de Água da concessionária, na Avenida Monte Negro.

“Hoje encerramos as atividades da Semana Mundial da Água. Com o tema ‘Sem Água, Sem Vida’ e isso tudo não seria possível sem parcerias. Quero agradecer a Águas de Buritis, grande parceira e principal motivadora disso tudo que é presta o serviço de água tratada para o município”, comenta, Ocilene Soares, diretora-presidente da Agerb.

  • 72 anos de muita disposição:

Há 4 anos, Rosa Ueda, começava a transição da caminhada para as corridas. Hoje com 72 anos, participa de corridas de rua e desafios, chegando a correr 100 quilômetros em 21 horas.

“Eu nunca fui sedentária, sempre fiz minhas caminhadas, quando eu procurei alguém para treinar minhas caminhadas eu encontrei a pessoa errada e certa ao mesmo tempo. Ele me incentivou a vim para as corridas, eu comecei com 5, passei para 8, depois para 12 e hoje corro até 100 quilômetros”, diz a atleta, Rosa Ueda.

Durante o percurso, Rosa Ueda recebeu o apoio das pessoas que trabalhavam na corrida, do público que prestigiava o evento e da equipe do corpo de bombeiros, que a acompanhou lado a lado durante os 12 quilômetros até a linha de chegada.

“Dona Rosa nos surpreendeu, tivemos muito cuidado para que ela tivesse segurança durante todo o percurso. Dona Rosa é uma guerreira, conseguiu fechar todo o percurso e recebeu as merecidas reverências na sua chegada”, destaca Ocilene Soares.

  • Pai corre pela filha

Surpreendendo ao público, mais que conscientizar sobre o uso responsável da água tratada e a superação, a corrida trouxe também o Autismo como destaque.

 “Eu sempre gostei de correr, durante algumas competições reparava que alguns atletas corriam com marcas de academias, fiz a bandeira pela minha filha e desde que passei a correr conscientizando sobre o Autismo eu tenho sempre uma motivação maior. A cada quilômetro é uma nova chance de conhecerem sobre a causa da minha filha”, reforça, Lucas Felix, atleta de Porto Velho.

Atleta de rua há mais de 5 anos e pai de uma menina diagnosticada autismo, Lucas teve a ideia de correr com a bandeira do espectro autista durante outras competições que participou, logo depois resolveu personalizar também seu uniforme.

“Eu faço a minha parte como pai ao correr com essa bandeira e conscientizar sobre o autismo, várias pessoas já vieram conversar comigo trocando experiências sobre os filhos autistas, perguntar sobre o espectro. Eu faço duas coisas que eu gosto, correr e lutar pela causa da minha filha”, finalizou.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, o Transtorno do espectro autista é: O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

  • Semana da Água

A Águas de Buritis, além de fazer parte da equipe organizadora do evento, realizou ainda durante a semana, diversas ações para a conscientização da importância do uso da água tratada, na saúde pública e qualidade de vida. Dentre as ações, foram realizados Pit Stop e adesivação de veículos, palestra nas escolas Paulo Freire e Josué de Castro, a reativação do Programa Portas Abertas que disponibiliza a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Buritis para visitas da população.

“Foi uma semana muito intensa, com diversas atividades. Tudo isso só foi possível graças a toda a equipe da Águas de Buritis, que vestiu a camisa da empresa e dedicaram-se ao máximo para atender a população com excelência, promovendo um belíssimo evento”, disse, Gerson Silva, supervisor de serviços da Águas de Buritis.

Para mais informações sobre eventos, projetos e ações desenvolvidos pela Águas de Buritis, acesse www.aegearo.com.br, acompanhe nosso facebook.com/aguasdeburitis

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea RO.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.