Notícias
O sistema de abastecimento de água de Rolim de Moura recebeu uma melhoria técnica, no início desta semana, para dar mais eficiência no controle e monitoramento da água captada no ponto do Igarapé Manicoré, que percorre às tubulações até uma estação de tratamento.
A ação envolveu a instalação de um macromedidor, equipamento que mede com precisão o volume de água captada, permitindo que a concessionária acompanhe em tempo real as entradas no sistema. A partir desse monitoramento, a expectativa é garantir mais eficiência nas etapas de tratamento, contribuindo para a melhoria da qualidade da água tratada.

De acordo com Marcos Lima, supervisor de operação da Águas de Rolim de Moura, a instalação do equipamento traz ganhos para o funcionamento do sistema como um todo.
“Conseguimos acompanhar esse volume com mais precisão, o que ajuda a melhorar o processo de tratamento, além de reduzir desperdícios e otimizar o desempenho do tratamento”, explica.
Além de apoiar a melhoria da qualidade da água tratada, o novo equipamento permite ajustes operacionais mais precisos e contribui para o controle de perdas. Segundo último levantamento do Sinisa, Rolim de Moura figura entre os municípios com menores perdas de água do estado, com 27,64%, em comparação à média de 45,3% do estado de Rondônia. Tudo isso dentro de um sistema robusto de abastecimento que abrange todo o município.
“São ações que reforçam o compromisso contínuo com a modernização do sistema de abastecimento de Rolim de Moura, trazendo mais eficiência operacional e melhorias permanentes no serviço prestado à população”, afirmou Guilherme Coeli, diretor-executivo da Águas de Rolim de Moura.
