SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Projeto contou com a participação de 20 estudantes da rede pública de Ariquemes, Buritis, Rolim de Moura e Pimenta Bueno

Na última terça-feira (5), foi realizado o encerramento do projeto Pioneiros 2023, promovido pelas Aegea Saneamento, que atua em Rondônia por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Rolim de Moura e Águas de Pimenta Bueno.  Na ocasião, foram anunciados os projetos vencedores da edição desse ano, que contou com a participação de 20 estudantes da rede pública de ensino.

Durante 4 meses de projeto, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o dia a dia da empresa, ter uma visão geral dos sistemas de infraestrutura e saneamento. Na primeira fase do projeto, sob o apoio de tutores, profissionais de diversas áreas das concessionárias, os jovens foram estimulados a desenvolverem ideias visando solucionar um problema específicos de saneamento básico.

Os projetos apresentados passaram por uma banca examinadora composta pelo diretor-presidente da Aegea Rondônia, Ary Carlos Laydner, a diretora-presidente da Agência Reguladora de Buritis (AGERB), Ocilene Soares, e pelo superintendente da Agência Reguladora do município de Rolim de Moura (AGERROM), Tiago Caliani.

“O Projeto Pioneiros, oferece a estudantes de escolas públicas suporte e ferramentas para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras. Para além de prêmios e classificações, destaco o papel deste programa quanto às perspectivas de acesso e desenvolvimento profissional para estes estudantes, e à oportunidade de fazer a diferença, na busca de solucionar problemas existentes em suas próprias comunidades.”, destacou Alessandro Santos, responsabilidade social da Águas de Rolim de Moura.

“Estar com os jovens durante esses meses de projeto, foi uma experiência incrível, conhecer a história de vida deles e ver a evolução do tema saneamento durante o percurso foi transformador. A Aegea busca transformar vidas, e o compromisso social é nossa maior motivação, por isso, projetos como o ‘Pioneiros’ transformam os territórios onde atuamos’, comentou Tania Olinda, Responsabilidade Social da Águas de Ariquemes.

Confira os premiados

1º lugar- Vinícius da Silva – Ariquemes

(Projeto: Reutilização de Resíduos Sólidos do Tratamento de Esgoto para criação de Adubo).

2º lugar- Felipe Ferreira de Souza – Ariquemes

(Criação do aplicativo – Economizador de Água)

3° lugar- Thays Vitória Santos e Luana Vitória Albrich – Rolim de Moura Araújo

(Projeto- Minha Escola Sem desperdício de Água)

“No começo eu não tinha ideia de como era, eu via a concessionaria apenas como um fornecedor de água, e com o projeto eu tive outra visão e consegui enxergar além, me permitindo conhecer várias áreas da concessionária”, comentou Vinicius da Silva, 1° colocado de Ariquemes.

“Eu gostei porque eu consegui ter a ideia de desenvolver o aplicativo e eu vou incentivar os jovens ao meu redor para termos mais desenvolvimento no saneamento básico”, ressaltou Felipe Ferreira, 2° colocado de Ariquemes.

“Quando eu comecei a pensar no projeto foi pensando em tudo o que estamos vivendo agora, a falta de água em partes do Brasil. Então esse era o momento para dar vida a esse projeto, dar ênfase na reutilização da água dos bebedores das escolas e também de empresas, pensando em cuidar do desperdício”, comentou Thays V. do N. Santos, de Rolim de Moura, 3ª colocada.

Os jovens vencedores ganharam vale presente e certificado, e o primeiro colocado irá representar Rondônia na etapa nacional do projeto Pioneiros, em São Paulo, em janeiro de 2024.

Compartilhar:

Veja Também

Carreiras Saiba mais
Carreiras

Estamos sempre em busca de profissionais que são comprometidos com o nossos valores e propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea RO trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.