SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Com um método inovador o procedimento é realizado com os taques cheios e não impacta o abastecimento do município.

Nesta semana os reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Águas de Pimenta Bueno receberam vistorias e manutenções com auxílio de uma equipe de mergulhadores especializados. A iniciativa faz parte de um conjunto de obras e melhorias nos sistemas programados pela concessionária que busca fortalecer ainda mais a segurança operacional do abastecimento.

Sem impactar a produção e com a distribuição de água ocorrendo normalmente no município, uma equipe de mergulhadores realizaram mapeamento estrutural nas paredes e limpezas dos reservatórios. A manutenção é semelhante à limpeza de piscina, com a aspiração do material sedimentado, porém no lugar da haste, é o mergulhador quem guia o equipamento garantindo a efetividade da ação.

Evitando qualquer tipo de contaminação, o especialista usa uma vestimenta impermeável, hermeticamente fechada sobre um macacão térmico de neoprene. Na cabeça, uma máscara full face, espécie de capacete integralmente vedado, completa a proteção. Nele estão acopladas uma câmera de vídeo, lanterna e microfone. Essa estrutura se comunica com a superfície através de um duto que assegura a livre respiração e permite resistir à pressão da água. O trabalho é acompanhado por um mergulhador supervisor, que de fora do reservatório monitora o serviço e assiste em tempo real ao que está acontecendo embaixo d’água.

Com este procedimento, os reservatórios que somados possuem a capacidade total de armazenar mais de 2 milhões de litros de água, o equivalente a duas piscinas olímpicas, foram higienizados em apenas um dia.

Rafael Klumpp, diretor-executivo da Águas de Pimenta Bueno, explica que a empresa tem trabalhado para promover a melhoria contínua na prestação dos serviços. “O trabalho de manutenção preventiva dos reservatórios é essencial para garantir maior segurança em nossas operações. A inovação está no DNA da companhia, por isso buscamos soluções que são altamente eficazes e não comprometem a prestação dos nossos serviços. Todo este serviço com mergulhadores especializados foi realizado sem a parada do fornecimento para a população”, comenta.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea RO e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea RO oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.