SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, capacitações e títulos pesam no processo seletivo. Mas será que somente isso basta para quem busca crescer profissionalmente? Para refletir melhor sobre comportamento e oportunidades, a Águas de Ariquemes promoveu a palestra sobre mercado de trabalho e representatividade negra.

Para tratar sobre este assunto, foram convidadas as cofundadoras do projeto Quilombo Aéreo, Kenia Aquino Garcia, que também é professora de formação de comissários de voos, e Laiara Amorim Borges, pilota em formação e comissária de bordo. Na live, elas compartilharam as trajetórias de suas carreiras, conquistas e desafios, pontuando que apesar de representarem a maior força de trabalho no país, a população negra segue sub-representada no mundo corporativo. Quanto mais celetista for o segmento, menos negros atuam.

Ainda segundo elas, o racismo institucionalizado infelizmente é o que tem alimentado essa sub-representatividade, permitindo que as oportunidades de ascender no ambiente de trabalho e na profissionalização, como um todo, atenda, em sua maioria, a classe privilegiada.

Laiara Amorim Borges pontua que caminhamos lentamente na conquista de igualdade pelas oportunidades no mercado de trabalho. “A discussão destes temas tem ganhado cada vez mais espaço. E isto é bom! Porém está pouco, se faz necessário um fomento maior, com engajamento e veracidade. Enquanto isso, estamos desperdiçando vidas, talentos e até mesmo dinheiro”.

Para Vanessa Andrade, responsável pelo setor de recursos humanos da concessionária, na atualidade há um caminho possível para efetivação da igualdade de oportunidades. “Tratar o assunto é, enquanto RH, estabelecer métricas no ato da contratação que buscam um olhar de equidade e não apenas atender ao um sistema celetista. É o que a Aegea, por meio do Programa Respeito Dá o Tom, tem buscado realizar. Olhando o quadro de funcionários, somente de Rondônia, 56,88% dos colaboradores são negros ou pardos. Promovemos capacitação e oportunidades para todos e temos um olhar inclusivo”.

Respeito Dá o Tom – O programa de igualdade racial do grupo Aegea tem como objetivo promover a equidade nas oportunidades de acesso às empresas e de crescimento profissional dos funcionários que se autodeclaram pretos e pardos.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea RO trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.