SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Durante o período de estiagem, a cidade tem registrado nas últimas semanas, temperaturas elevadas com clima seco e umidade baixa, registrando índices de 38 a 40º, o que tem feito com que o consumo de água aumente muito. Atuando sempre com compromisso e respeito a Águas Ariquemes segue trabalhando para garantir a segurança operacional e reforça o abastecimento de água para todas as regiões da cidade.

Neste cenário de grande seca, queimadas e poeira, a Águas Ariquemes lança campanha de consumo consciente de água – Na mira do consumo, a proposta vem para reforçar que a população adote boas práticas, ações no dia-dia de consumo consciente, pequenos hábitos que colaboraram para o bem estar sustentável e preservação dos níveis dos rios. A campanha, que por meio de informes publicitários bem atrativos e vídeos, estará apresentando a rotina de casa. Como deixar a torneira aberta ao lavar uma louça, escovar os dentes, lavar carro e até mesmo regar com mangueira o jardim, lavagem de varandas e calçadas, encher piscinas e banheiras e indicando a mudança e a reutilização da água sempre que possível. Atitudes simples que fazem a diferença, um consumo de água racional e economia financeira na fatura de água.

A campanha é uma medida preventiva para ajudar a manter os níveis dos reservatórios, para um abastecimento continuo, e de acordo com os institutos meteorológicos, a estimativa é de que as altas temperaturas e o clima seco ainda continuem ao longo da primeira quinzena de setembro.

Controle 24h dos sistemas de distribuição de água

A Águas Ariquemes monitora todo o sistema de abastecimento do município através do Centro de Controle de Operações (CCO) e mantém técnicos trabalhando 24 horas por dia para manter a regularidade do fornecimento de água para a população. A empresa realizou grandes investimentos em todos os sistemas que operacionalizam o serviço de água na cidade, como a entrega em abril deste ano de um novo reservatório de água tratada com a capacidade de armazenar 2 milhões de litros de água. Confira outros investimentos realizados que demonstram comprometimento com a população:

Captação – A empresa instalou um moderno e eficiente conjunto de bomba anfíbia, a proposta do bombeamento anfíbio é a capacidade de operar dentro e fora da água com o mesmo equipamento, onde o fluxo da água é admitido pela sucção e passa por um rotor centrífugo longe do motor. Esse sistema garante uma excelente troca térmica, baixa emissão de ruídos, versatilidade na instalação, baixa manutenção e alta eficiência energética do conjunto, e principalmente alta precisão na captação de água que deve seguir de modo continuo, investimento que gera tranquilidade operacional no volume captado de água.

Tratamento – A Águas de Ariquemes implantou um novo sistema gerador de cloro, equipamento responsável pela produção de hipoclorito de sódio, utilizado no processo de tratamento da água (etapa de desinfecção). O investimento, colabora com o desenvolvimento sustentável do município, assegura os processos de etapas de tratamento de água, ou seja, com o gerador de cloro, a produção do agente desinfetante (hipoclorito de sódio) na própria estação traz eficiente e segurança, reforçando assim o atendimento junto aos padrões de potabilidade, conforme determinado pela Portaria GM/MS nº 888 de 4 de maio de 2021.

Distribuição – Outro investimento significativo foi a instalação do acompanhamento dos sistemas por meio da Telemetria, são mais de 40 dispositivos que foram instalados em pontos estratégicos da cidade, a expectativa é que até o final do ano, tenham 50 pontos de acompanhamento.  Estes pontos monitoram e transmitem como está o sistema de distribuição de água. Os dispositivos, Data loggers fornecem as medições dos parâmetros hidráulicos de abastecimento. Este sistema, de telemetria por meio dos loggers realizam uma comunicação com um receptor que, por sua vez, faz o processamento destes dados em tempo real e envia a informação para o Centro de Controle Operacional (CCO) da Águas de Ariquemes, e como um espelho os operadores conseguem identificar possíveis divergências no abastecimento e atuar com rapidez e precisão quando necessário, além disso, eles visualizam os níveis dos reservatórios, e demais sistemas como de captação e tratamento, os mesmos painéis indicam as informações quanto aos 25 milhões de litros tratados por dia entregues às famílias, com destaque aos índices de potabilidade que também são monitorados 24h. Vale lembra que a Águas de Ariquemes é a primeira empresa do estado de Rondônia a implantar o sistema de telemetria a serviço do saneamento.

Todas as atividades e investimentos da concessionária estão baseadas nos pilares da sustentabilidade promovendo o desenvolvimento do município, colaborando diretamente para que durante o período de estiagem a população seja bem atendida, com oferta de água segura.

Para mais informações dos investimentos e obras realizados pela concessionária e ainda dicas de consumo consciente acesse www.aguasdeariquemes.com.br nos siga no facebook e Instagram @aguasdeariquemes

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea RO e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.