SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

“Asseguramos a qualidade da água oferecida nas cidades que prestamos os serviços”.

Com esta frase a engenheira química, responsável pelo setor de qualidade da água da Aegea Saneamento Regional Rondônia, Milena Albuquerque, explica a importância da calibração dos equipamentos que diariamente realizam a controle da potabilidade da água.

A calibração, manutenção e vistoria aconteceu em mais de 30 equipamentos de monitoramento de qualidade, entre eles estão: Turbidímetro, Colorímetro, Phmetro, Pocket Cloro, Pocket Flúor, que receberam limpeza nas partes internas e externas; teste de desempenho; verificação do conjunto óptico: espelhos, detectores, conjunto de filtros, lentes, grade de difração e lâmpada; inspeção visual dos circuitos elétricos e ajuste de leitura.

Por mês, são realizadas mais de 7.600 análises para controle de qualidade da água. Nos testes, os principais parâmetros analisados são: turbidez, cloro residual livre (CRL), cor aparente, Ph (Potencial Hidrogeniônico), coliformes totais e coliformes termotolerantes. O monitoramento da água que é distribuída nestes municípios é realizado 24 horas por dia por equipes capacitadas, as análises acontecem laboratórios das Estações de Tratamento de Água (ETA) e seguem um rigor permanente para atender aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e ainda mensalmente são enviadas coletas para laboratórios credenciados que cumprem alto rigor de qualidade, onde são analisadas os parâmetros físico-químicos, microbiológicos, orgânicos, inorgânicos, dentre outros . Somente em Ariquemes mais de 25 milhões de litros são tratados por dia entregues às famílias.

Wellington Barbosa, formado em Tecnologia em Automação Industrial, responsável técnico, ofereceu capacitação aos operadores das ETAS sobre calibragem dos equipamentos, procedimentos de análises dos resultados de coleta, tratamento e distribuição.

Barbosa conta que, “a calibração nos equipamentos que atestam a potabilidade da água é extremamente importante para verificar as incertezas apresentadas nas medições. Com ela garantimos a qualidade dos produtos e processos”, disse.

Para mais informações sobre a potabilidade da água distribuída para a população, obras e outros investimentos acesse www.aegearo.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea RO.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.