SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Redução de doenças hídricas e valorização imobiliária ganharam destaque durante o evento.

Na manhã da última quinta-feira (11), aconteceu o II Workshop Saneamento Básico em Ariquemes, iniciativa da Prefeitura Municipal por meio da Agência Municipal de Regulação e Águas de Ariquemes, que reforçam os benefícios do saneamento básico no aumento da qualidade de vida das pessoas e principalmente no desenvolvimento sustentável do município.

O evento contou com a participação de palestrantes da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Secretária Municipal da Saúde, Secretária Municipal do Meio Ambiente e empresa responsável pelos serviços de água e esgoto do município, Águas de Ariquemes.

João Marcos Siqueira, superintendente da Funasa, palestrante convidado, disse que Rondônia precisará de grandes esforços para cumprir com os objetivos estabelecidos pelo novo Marco Legal, durante sua fala, citou um estudo do Instituto Trata Brasil, que devido ao histórico lento nos avanços do estado, em 2005, 42,9% da população tinha água tratada subindo apenas a 46,1% em 2019 – um pequeno avanço. “O acesso à coleta de esgoto quase não houve, saiu de 1% (2005) para 5,8% (2019). A ausência mais significativa em esgotamento sanitário está na capital, Porto Velho, pois 95,3% dos moradores não são atendidos com coleta e tratamento dos esgotos”, pontuou.

Ainda segundo Marcos Siqueira, “Ariquemes está sendo destaque neste cenário, recebendo grandes obras de saneamento; universalização de água, e obras de esgotamento sanitário em andamento. Estes investimentos logo serão percebidos na melhora significativa da saúde pública e desenvolvimento de outras cadeias produtivas”, finalizou.

O avanço do saneamento, com a universalização dos serviços promovem melhorias na saúde, principalmente de crianças, com a diminuição da mortalidade infantil e a contenção de doenças, especialmente as de veiculação hídrica.

Para Milena Albuquerque, coordenadora de qualidade da Águas de Ariquemes, as obras de saneamento reforçam o compromisso e respeito da população.

“Somente este ano já entregamos um novo reservatório de água com a capacidade de 2 milhões de litros de água; implantamos um sistema de gerador próprio de cloro; instalamos uma nova bomba submersível que proporciona segurança operacional e maior eficiência; sistema inovador de monitoramento das pressões – telemetria. Além de mais de 19km de redes de esgoto serão implantadas, e a expectativa é que 99% da cidade com acesso a rede de água tratada até o final do ano. Investimentos que somados geram mais dignidade e qualidade de vida para Ariquemes”, disse.

“Ariquemes cresce a passos largos, valorização imobiliária, empregabilidade fazem com que o município atraia novos investidores, e é isto que a gestão pública precisa, estamos felizes com os indicadores de saneamento e colaborando diretamente para que este avanço acelere ainda mais”, ressaltou, vice-prefeito do município, Gabriel Amaral.

Durante o workshop os participantes receberam conceitos e informações dos seguintes temas: Novo Marco Regulatório; Ranking do Saneamento Básico 2022; esgotamento sanitário – obras e novos investimentos para 2022; reflexos e necessidades do esgotamento sanitário no município; caminho do esgoto – processos de tratamento; sistema de abastecimento de água e investimentos para 2022; responsabilidade socioambiental do município e doenças de veiculação hídrica e outros.

Para mais informações sobre obras e investimentos que promovem o avanço do saneamento em Ariquemes, acesse www.aguasdeariquemes.com.br

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Ariquemes nas redes sociais: www.facebook.com/aguasdeariquemes / Instagram @aguasdeariquemes

 

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea RO oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea RO e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.