SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Durante Sessão Ordinária também foi apresentado aos parlamentares o projeto ‘Vida às Margens’, que prevê a recuperação dos igarapés que abastecem o município.

A Águas de Rolim de Moura apresentou nesta segunda-feira (13), durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal, o Plano de Estiagem para 2023, que está sendo realizado pela concessionária. Durante a sessão, foi abordado ainda o projeto ‘Vidas às Margens’, de recuperação das nascentes dos igarapés D’Alincourt e Manicoré, que abastecem o município.

A convite da Câmara Municipal de Vereadores, o coordenador da Águas de Rolim de Moura, Janderson Araújo, participou da sessão da câmara, e na ocasião apresentou os investimentos e estratégias realizadas pela concessionária para amenizar os impactos no abastecimento de água tratada da cidade, causados pela estiagem, que ocasionou a baixa do nível dos igarapés.

O coordenador destacou o Plano de Estiagem Emergencial, que está sendo executado, o qual inclui melhoria na captação, mapeamento das áreas críticas (bairros mais afetados com baixa pressão da água), captação em rios da região, ativação de poços e abastecimento com caminhão pipa, além das ações de comunicação ressaltando o uso consciente da água, principalmente durante o período.

“Nós monitoramos diariamente o nível dos igarapés, e tivemos um período muito crítico no mês de outubro, que se estende para esse mês de novembro, mas com nossos esforços diários estamos garantindo o abastecimento da população”, ressaltou o coordenador da Águas de Rolim de Moura, Janderson Araújo.

Para a melhoria contínua da quantidade e qualidade da água dos mananciais, a Águas de Rolim de Moura também apresentou à Câmara Municipal, o projeto ‘Vidas às Margens’ uma parceria entre a concessionária, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Rolim de Moura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agência Reguladora de Rolim de Moura (AGERROM). O projeto está na fase de catalogação das nascentes, ao longo do desenvolvimento será seguido um cronograma de atuação, para execução das próximas etapas do projeto de recuperação dos mananciais de Rolim de Moura.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Cidinei Furtunato (REPUBLICANOS), destacou a importância de a concessionária apresentar à comunidade as ações que estão sendo realizadas para garantir o abastecimento do município. “Foi muito importante a participação da concessionária na sessão, para esclarecer para nossa população e para nós vereadores, sobre as ações realizadas e apresentando soluções e medidas a serem tomadas em situações de estiagem.”, disse o presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura.

“Foi muito importante a presença da Águas de Rolim de Moura na sessão, apresentando esse trabalho de excelência, que vem sendo realizado, não medindo esforços para atender a demanda da nossa cidade. Respondendo os questionamentos dos vereadores, que representam a população”, destacou o vereador Eurico Gomes (PODEMOS).

Ao final, foi apresentado aos parlamentares o plano de cobertura de esgotamento sanitário, com o cumprimento das metas de 2023. O município recebe obras de implantação da rede coletora de esgoto.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.

Carreiras Saiba mais
Carreiras

Estamos sempre em busca de profissionais que são comprometidos com o nossos valores e propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea RO e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.