SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Ação foi realizada por meio do programa Nascentes, promovido pela concessionária

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município de Buritis, participaram do Encontro de Nascentes, promovido pela concessionária Águas de Buritis. O encontro foi realizado no auditório da Câmara Municipal, com o objetivo de reconhecer o trabalho destes profissionais através de treinamentos e capacitação.

O encontro contou com a palestra da professora Doutora Gisele Teixeira de Souza Sora do departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que realizou análise da água dos poços do município. O estudo publicado em março desse ano revelou alto índice de contaminação em 100% nas águas de poços, sendo imprópria para o consumo. Já as amostras de água do sistema de abastecimento, estão de acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“Nós conseguimos dados inéditos, fizemos um mapeamento de toda a cidade do Buritis para avaliar a qualidade das águas, dos poços e do abastecimento. Todos os poços apresentaram contaminação por coliformes totais e Escherichia coli, que é a bactéria que comprova que água tem contaminação de origem fecal, o que indica uma contaminação do lençol freático de Buritis, devido a proximidade dos poços com as fossas. A única água que mantém a qualidade dentro dos padrões de potabilidade foi a água de abastecimento público. O encontro com ACS e ACE é muito importante pois trabalham diretamente com a população e ajudam a levar a informação de forma qualificada para a saúde de todos”, destacou Gisele Teixeira de Souza Sora, professora doutora da Unir.

“Através dessa palestra, desses ensinamentos, nós agentes de endemias também poderemos orientar melhor a população, sobre como a água contaminada traz um prejuízo muito grande à saúde, e a importante da água tratada de qualidade”, disse Regina Marques, agente comunitária de endemias de Buritis.

A agente comunitária de saúde, Ângela Maria de Souza Passos, participa do ‘Encontro de Nascentes’ desde a primeira edição, e reforça a importância do encontro para repassar conhecimentos às famílias de Buritis. “Essas palestras têm ajudando a aprendemos mais, para passarmos para nossa população. É um momento de aprendizado que irá contribuir com a saúde de toda a população”, ressaltou.

“Essa aproximação da concessionária Águas de Buritis, com os agentes comunitários de saúde e de endemias é importante, afinal, eles levam mais qualidade de vida para a população que é o mesmo objetivo da Águas de Buritis”, afirmou Tânia Olinda, da Responsabilidade Social da Águas de Buritis.

Programa Nascentes

O programa Nascentes é desenvolvido pela concessionária Águas de Rolim de Moura em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que visa promover um encontro anual com os agentes comunitários de saúde e endemias do município, com o objetivo de valorizar o trabalho deste profissional.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea RO trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea RO.