SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

O monitoramento de toda a água que é distribuída aos ariquemenses é realizado 24 horas por equipes capacitadas e segue um rigor permanente para atender aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, painéis automatizados indicam em tempo real informações quanto aos 25 milhões de litros tratados por dia entregues às famílias, com destaque aos índices de potabilidade.

Por mês, são realizadas mais de 7.800 análises para controle de qualidade da água. Nos testes, são analisados turbidez, cloro residual livre (CRL), cor, coliformes totais (CT), Ph e Escherichia Coli (E. Coli). Para reforçar ainda mais o controle, neste mês um comitê técnico, formado por profissionais do saneamento que trabalham na Aegea Saneamento em Rondônia, realizaram visita técnica ao laboratório credenciado em Porto Velho, Laboratório de análises de Água, Efluentes, Solo e Derivados de Petróleo (Lapef), que emitem mensalmente laudos com os resultados das coletas de água distribuída na rede pública de abastecimento nas cidades de Ariquemes, Buritis, Pimenta Bueno e Rolim de Moura e outros municípios.

A equipe de especialistas do laboratório Lapef, pontuam que a água possui parâmetros que individualmente ou em grupos, caracterizam suas propriedades físico-químicas e microbiológicas e conforme sua presença e quantidade pode ou não se enquadrar para uso de acordo com a sua finalidade.

“Graças as análises realizadas no laboratório LAPEF é possível identificar e quantificar esses parâmetros que são definidos e tem limites impostos por legislações ou demandas especificas de clientes, ou seja, se é própria para consumo ou não, e dentre as inúmeras análises realizadas de vários municípios do estado, a água distribuída pela rede de abastecimento de Ariquemes, Buritis, Pimenta Bueno e Rolim de Moura, recebe um destaque, pelo indicador de potabilidade”, ressaltou o engenheiro químico responsável pelo laboratório, Pablo Ícaro.

Durante a vista, os visitantes conheceram de perto todas as etapas de análises, viram in loco por meio de equipamentos os resultados com reagentes químicos ao serem expostos diante de uma água contaminada, seja por coliformes totais ou outro tipo de micro-organismo. O comitê atesta a tecnicidade e modernidade do laboratório ao emitirem os pareceres com os laudos da água.

Milena Albuquerque, engenheira química, responsável pelo setor de qualidade da concessionária, explica que em Ariquemes a empresa segue realizando diversas ações para manter a qualidade da água distribuída, como instalação de descargas em áreas estratégicas da cidade e manutenções periódicas. “Para reforçar nossa relação transparente, de respeito e compromisso com a população, mensalmente na própria fatura de água, os moradores podem conferir que a água distribuída é potável e segura para ser consumida.

Controle rigoroso – Além dos investimentos para modernização dos laboratórios e capacitação das equipes, a Águas de Ariquemes também iniciou novo sistema de gerador de cloro, equipamento responsável pela produção de hipoclorito de sódio, utilizado no processo de tratamento da água (etapa de desinfecção). O investimento, além de colaborar com o desenvolvimento sustentável do município, assegura os processos de etapas de tratamento de água, ou seja, com o gerador de cloro, a produção do agente desinfetante (hipoclorito de sódio) na própria estação. E ainda, o residual do agente desinfetante se mante de forma mais estável, garantindo assim o atendimento junto aos padrões de potabilidade, conforme determinado pela Portaria GM/MS nº 888 de 4 de maio de 2021.

Confia o vídeo dessa visita.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea RO oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.

Carreiras Saiba mais
Carreiras

Estamos sempre em busca de profissionais que são comprometidos com o nossos valores e propósito.