SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

O Programa Nascentes é desenvolvido com exclusividade para os Agentes Comunitários de Saúde para receberem capacitação técnica, iniciativa da Águas de Rolim de Moura para promover o conhecimento em saneamento básico aos profissionais desta categoria, reforçando a importância de consumir sempre uma água potável, tratada, boa para saúde.

Em Rolim de Moura, o lançamento do programa aconteceu na tarde da última quinta-feira (29), mais de 40 agentes comunitários, o tema abordado nesta primeira capacitação foi doenças de veiculação hídricas, riscos e indicadores na saúde pública.

Jaqueline Ranconi, mestre em enfermagem, palestrou, explicando sobre as exigências da potabilidade da água que concessionária entrega diariamente nas torneiras das famílias, citou várias doenças, como leptospirose, cólera, infecções gastrointestinais, febre tifóide, poliomielite, amebíase, esquistossomose e oriundas pela falta de saneamento. Explicou de modo claro e objetivo a importância de consumir alimentos sempre bem higienizados, e a cadeia da contaminação quando isso não ocorre, lotando unidades de atenção básica, postos de saúde, muitas farmácias e outros.

Para o agente comunitário de saúde, Adeilton Fagundes, a capacitação foi excelente, ele comenta que teve seus conhecimentos renovados e aprendeu muita coisa nova, que logo colocará em prática, repassando às famílias das comunidades que ele realiza as visitas mensais.

“As doenças, muitas delas podem ser evitadas com novas práticas, como: parar de usar água do poço, e lavar sempre os alimentos antes de consumir. Muitas famílias estão com doenças de pele, pano branco, como é conhecido e nem imaginam que pode ser por causa da água contaminada. Este é só um exemplo, como ACS tenho obrigação de zelar pela saúde da comunidade onde atuo, levando informação. Estou feliz com o programa”, disse Adeilton Fagundes.

Para a Diretora de Atenção Básica, Jessika Louback esta parceria firmada com a Águas de Rolim de Moura está sendo muito satisfatória, já no primeiro encontro os agentes ficaram muito empolgados e envolvidos com o programa que a empresa lançou com exclusividade para eles. Sabemos a importância de sempre estarmos vigilantes com a saúde, principalmente da população e agora eles recebendo mais treinamentos oferecidos pela concessionária, nossas famílias estarão mais seguras e bem informadas”, finalizou.

Mais Nascentes

O Programa Nascentes é um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, a parceria tem o intuito de promover encontros, capacitações técnicas com os agentes comunitários de saúde do município. A ideia é valorizar o trabalho deste profissional através de treinamentos e reconhecimento, preparando-os como principais ferramentas para promoverem a diminuição dos indicadores de doenças e enfermidades relacionadas a falta de saneamento.

“Rolim de Moura está em desenvolvimento e estamos aqui para auxiliar nesse crescimento, as obras de saneamento da cidade estão avançando, temos obras de implantação de rede de água tratada e também o bairro Olímpico recebe obras de esgotamento sanitário. Investimentos que reforçam a atuação da empresa na cidade, promovendo a qualidade de vida, e agora com o lançamento de mais um programa da concessionária, estaremos apoiando ainda mais o desenvolvimento sustentável”, destaca Alessandro Santos, responsável pelos Programas Socioambientais da Águas de Rolim de Moura.

Para mais informações sobres os programas e outros projetos desenvolvidos pela Águas de Rolim de Moura acesse www.aguasderolimdemoura.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea RO e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea RO.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.