SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Acadêmicos do curso de engenharia ambiental do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus de Humaitá, cidade do sul do Amazonas, participaram de uma visita técnica à infraestrutura de saneamento básico de Ariquemes, no interior de Rondônia. A visita faz parte do cronograma de atividades da universidade, e nesse ano, devido ao avanço do setor no município, a cidade foi uma das escolhidas para receber a visita dos futuros profissionais do estado vizinho.

Os acadêmicos visitaram Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ariquemes, e puderem conhecer desde a captação no Rio Jamari, e todo o rigoroso processo de tratamento da água. A ETA do município trata em média 208 litros d’água por segundo, conforme os padrões de potabilidade recomendados pelo Ministério da Saúde.

Além da ETA, foi realizada ainda visita técnica às obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo construída em Ariquemes, pela concessionária. A ETE de Ariquemes, está sendo construída na região do Setor Industrial, nas proximidades da BR-364. A estação será moderna, de alta tecnologia, atendendo as exigências e normativas ambientais de tratamento. A previsão é que as obras sejam concluídas até o fim de 2023.

Para professor da UFAM, Amazonino Castro, é de fundamental importância para a formação dos acadêmicos, que eles conheçam na prática a estrutura, e o funcionamento dos sistemas de tratamento da água e de efluentes.

“Na nossa cidade não há infraestrutura nesse porte que tem em Ariquemes, que possa ser mostrado na prática todos esses processos, e então a gente busca nas cidades e estados vizinhos essa possibilidade de mostrar, porque a gente entende como essencial”, disse o professor.

“As instalações são maravilhosas tudo que é mais avançado a gente pode contemplar aqui. A gente perceber que tem um investimento muito pesado”, concluiu.

Participaram da visita técnica, cinco professores, e 22 acadêmicos do curso de engenharia ambiental da UFAM.

“Como acadêmico do curso de engenharia ambiental é de extrema relevância a visita, e me sinto muito agradecido pois, é essencial para quem pretende seguir na área, e entender os processos e sistemas das estações de tratamento de água e esgoto. Também é muito bom saber que existe campo de trabalho, e existe mercado pra gente trabalhar. Ver pessoas nos passando experiências, algo que a gente não consegue vivenciar na academia, é muito engrandecedor para nós acadêmicos”, comentou o acadêmico Carlos Barbosa.

A Águas de Ariquemes faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado em saneamento. Em Rondônia, atua no estado, por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Pimenta Bueno, Águas de Rolim de Moura e Águas de Buritis.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Carreiras Saiba mais
Carreiras

Estamos sempre em busca de profissionais que são comprometidos com o nossos valores e propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea RO é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 4 cidades de Rondônia.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea RO.