Notícias

Ver notícia

O investimento garante maior segurança operacional e ambiental

Na tarde desta quarta-feira (20), fechando a semana do 2° Simpósio de Arquitetura e Urbanismo, com tema Desafios na Engenharia: “Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo”, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – Unifaema, a concessionária Águas de Ariquemes, recebeu acadêmicos para uma visita técnica a Estação de Tratamento de Água – ETA,  e apresentou o novo sistema de gerador de cloro, equipamento responsável pela produção de hipoclorito de sódio, utilizado no processo de tratamento da água (etapa de desinfecção).

O investimento da concessionária, além de colaborar com o desenvolvimento sustentável do município, assegura os processos de etapas de tratamento de água, ou seja, com o gerador de cloro, a produção do agente desinfetante (hipoclorito de sódio) na própria estação, não haverá a necessidade de aquisição grandes estoques e dependência de entrega de terceiros. E ainda, o residual do agente desinfetante se mante de forma mais estável, garantindo assim o atendimento junto aos padrões de potabilidade, conforme determinado pela Portaria GM/MS nº 888 de 4 de maio de 2021.

“Segurança operacional do abastecimento foi o principal intuito para investirmos na instalação do sistema de geração de cloro. Recentes estudos apontam que a solução de geração de cloro tem maior potencial oxidante, tendo eficácia superior em relação aos demais métodos de cloração, ou seja, estamos buscando sempre aperfeiçoar nossas entregas para a população. Então optamos em ter nosso sistema de produção própria, garantindo assim que a água fornecida aos munícipes continue de modo regular e principalmente atendendo os padrões de potabilidade”, destacou a coordenadora de tratamento da Águas, Milena Albuquerque.

O coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Felipe Cordeiro, durante a visita ressaltou a responsabilidade da concessionária, sempre promovendo inovação dos sistemas. “É uma oportunidade maravilhosa para os acadêmicos, além de conhecer in loco como é realizado o tratamento para tornar a água potável, eles ainda aprenderam sobre o sistema de geração de cloro, conhecimento prático, possível graças a Águas de Ariquemes”, disse.

Luan Pupim, acadêmico do 9º ano do curso de Engenharia Cível parabenizou a concessionária pela estrutura da ETA, e ficou surpreendido com o projeto da Hidrogeron. “Ariquemes está crescendo cada vez mais, e com isso, grandes investimentos em diversas áreas estão sendo realizados, é muito bom saber que o saneamento está acompanhando a evolução”, finalizou.

A Águas de Ariquemes ganhou muito mais autonomia gerando sua própria solução oxidante para a desinfecção da água, investimento em tecnologia para inovar os sistemas de tratamento. A partir do processo de eletrólise da salmoura, que usa apenas três matérias primas, cloreto de sódio (sal de cozinha), água e eletricidade que é produzido o hipoclorito de sódio, componente usado para torna realizar a desinfecção da água, tornando-a potável.

Em Ariquemes, 97% da população que reside em área urbana, tem acesso à água tratada. Para garantir a qualidade e atender a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determina os padrões de água para consumo humano no Brasil, a Águas de Ariquemes exerce um rigoroso controle no processo de tratamento e distribuição de água por meio de análises em laboratório. O monitoramento de qualidade da água começa desde a captação até a rede de distribuição nos bairros.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Águas de Jaru Saiba mais
Águas de Jaru

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.